sexta-feira, 4 de maio de 2018

Postura ética impede Nazal de falar: só depois da exoneração

( Diário de Ilhéus) - A Prefeitura de Ilhéus ainda não publicou a exoneração de Jose Nazal Pacheco Soub, da secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Ilhéus, bem como, a do superintendente de Meio Ambiente, Emílio Gusmão. 
O vice-prefeito Jose Nazal, protocolou, junto com Emilio Gusmão, os pedidos exoneração da secretaria no inicio da noite de segunda-feira(30 de abril), expondo ainda mais a crise interna amplamente divulgada na mídia local e, ao mesmo tempo, desmentida pelos personagens. 
Nazal, falando a nossa reportagem, disse que só dará entrevista após a publicação da exoneração. Reafirmou está saindo da Secretaria por "razões político-administração e de foro íntimo". Confirmou a nossa reportagem, o seu descontentamento com os rumos do GoVerno, fato, segundo ele, que foi exposto ao Prefeito Mário Alexandre, durante a reunião realizada quarta-feira (3). Durante o encontro, o Prefeito de Ilhéus pediu a permanência do vice na equipe, oferecendo-lhe outra Secretaria.
Há muito a presença do vice prefeito José Nazal vinha causando incomodo ao chamado “núcleo duro” do governo Mário Alexandre. Por esses e outros problemas José Nazal vinha sinalizando que poderia sair do governo desde o ano passado, apesar da amizade e do papel desempenhado tanto na campanha eleitoral como na gestão. Há cerca de 30 dias, o vice-prefeito ficou em licença médica por conta de problemas de saúde decorrentes do acúmulo de funções no governo. A pressão também recaia sobre o seu parceiro de partido e sua única indicação no governo, Emílio Gusmão. 
Os atritos aumentaram quando Mário Alexandre autorizou o aumento da passagem de ônibus urbano, para R$ 3,50, Nazal e seu partido (REDE) foram contra e deixaram isso claro publicamente. Logo depois os secretários municipais ligados ao Prefeito e a deputada estadual Ângela Souza (mãe do Prefeito) pressionaram Mario Alexandre a tomar os cargos ocupados pela Rede. Em meio a esses desentendimentos o secretário de Comunicação do governo, Alcides Kruschewsky, declarou “que quem apostasse em rompimento de Marão (como chamam o prefeito) e Nazal iria perder 

MP-BA 

O Ministério Público Estadual (MP-BA) externou em nota pública “grande sentimento de perda amargado pela sociedade ilheense” com os pedidos de exoneração apresentados por José Nazal e Emílio Gusmão. 
NOTA PÚBLICA
A 11ª Promotoria de Justiça de Ilhéus, por meio de seu membro titular, o Exm.º Sr. Paulo Eduardo Sampaio Figueiredo, vem externar seu grande sentimento de perda amargado pela sociedade ilheense com os pedidos de exoneração dos senhores José Nazal Pacheco Soub e Emílio Santos Gusmão dos cargos de Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável e Superintendente de Meio Ambiente de Ilhéus, respectivamente. Que o atual governo tenha a felicidade em escolher substitutos à altura desses membros que deixam a Administração, frente aos complexos desafios que se apresentam na gestão da pasta urbanístico-ambiental, bem como seja mantida a continuidade das exitosas ações construídas ao longo desses dezesseis meses com o Ministério Público e demais parceiros ambientais, em prol do desenvolvimento sustentável de nosso Município. 

Ilhéus, 1º de maio de 2018. 
PAULO EDUARDO SAMPAIO FIGUEIREDO 
11º Promotor de Justiça de Ilhéus 

Refletindo


A aliança entre Jose Nazal (Rede Sustentabilidade) com Mário Alexandre (PSD) surgiu como algo novo. É lógico, á época Mário se apresentava com mais gordura eleitoral, porém, não se pode negar que José Nazal, também candidato(REDE), foi quem avalizou e deu a garantia moral para consolidação da eleição. 
Mas, o papel desempenhado tanto durante a campanha eleitoral como nos 16 meses na gestão não foram suficientes para evitar desgaste no relacionamento. O Prefeito se esforçava para esconder o incomodo causado pelo seu vice, que sempre lhe cobrava posturas e ações que, de fato, beneficiassem a população ilheense conforme o que havia sido anunciado durante a campanha. 
O Vice Prefeito ocupava uma das Secretarias mais importantes em qualquer governo: a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, mas tinha dificuldade para ser recebido pelo prefeito, mesmo sendo vice e secretário. Nazal também não era ouvido em suas recomendações, mesmo quando estas apontavam os riscos das ações administrativas do governo. O Prefeito permitia que os seus aliados (Nazal tinha apenas um), boicotassem o seu trabalho e até pediam a demissão do vice e secretário. 
Nazal sempre teve e continua a ser um cidadão ético e de moral ilibada, portanto, a nota do MP-BA expressa o real sentimento de perda amargado pela sociedade ilheense com a saída de Nazal do governo Mario Alexandre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário