terça-feira, 22 de maio de 2018

Hippie que vendia bijuterias na praia abre rede que fatura r$ 10 milhões

João José Azevedo, o Coco, é o fundador da rede
de franquias ArtCoco (Foto: Divulgação/Paula Souza)
João José Azevedo começou o negócio produzindo suas próprias semijoias em Ilhéus, na Bahia
(Revista Pequenas Empresas, grandes Negócios) O negócio de João José Azevedo, começou de um jeito bem simples. Com apenas 16 anos, Coco, como é conhecido, começou a produzir suas próprias bijuterias e miçangas em Ilhéus, na Bahia. 40 anos depois, ele é dono da rede de franquias de joias e semijoias ArtCoco, que faturou R$ 10 milhões em 2017.Quando começou o negócio, em 1978, Coco saía todo dia de manhã para vender bijuterias nas praias de Ilhéus. “Eu vendia tudo o que eu tinha até o fim do dia”, diz Coco. O sucesso das vendas fez com que ele decidisse abrir um quiosque em um mercado de artesanato da cidade.

Coco produzia as próprias bijuterias e as vendia
 na feira de artesanato de Ilhéus (Foto: Arquivo Pessoal)
“A partir daí ninguém me segurou mais”, diz Coco. Neste local, o empreendedor passou a ser reconhecido pelos cidadãos da cidade e pelos turistas que queriam comprar uma lembrança.
Passaram-se 10 anos e Coco percebeu que era o momento para expandir os seus negócios além de Ilhéus. Ele escolheu a cidade de Vitória da Conquista, também na Bahia, para abrir uma loja física.
Nesta época, ele percebeu que havia uma nova demanda de mercado e que ele precisaria fazer mudanças para continuar crescendo. “Eu precisei me adaptar e começar a investir em peças que iam além do meu artesanato”, afirma.
A solução foi terceirizar parte da fabricação e começar a trabalhar com joias e semijoias. Hoje, a marca ainda é responsável por 50% do processo de produção, realizando, por exemplo, os banhos de ouro e prata dos itens.
Mas o empreendedor percebeu que sua marca estava trabalhando no limite de produção e faturamento, o que poderia ser resolvido se ele criasse novos canais de vendas.
Foi criada então, em 2012, a loja virtual da ArtCoco, que chamou atenção de empresários interessados em abrir franquias da marca. O responsável pelo franchising é Alex Andrade, diretor de expansão da ArtCoco.
“Vimos um potencial para crescimento e começamos o processo de franchising há três anos. Por enquanto, estamos apenas no Nordeste mas temos planos de abrir franquias no Norte também”, diz Andrade.
Atualmente, a rede conta com 16 unidades em cidades baianas como Itabuna, Teixeira de Freitas, Nova Viçosa e Porto Seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário