terça-feira, 3 de julho de 2018

Faculdade de Ilhéus estimula empreendedorismo na zona sul

A Faculdade de Ilhéus, instituição de ensino superior fundada há 15 anos, iniciou um programa de intercâmbio com empresários e comerciantes instalados na zona sul da cidade, com o objetivo de estimular ainda mais o empreendedorismo na região, que abriga maior percentual de investimentos da atividade turística e possui diversos nichos. A comerciais em franca expansão. A diretoria da instituição já realizou dois encontros, durante café da manhã, com empresários e comerciantes dos bairros Ernani Sá, Nelson Costa, Pontal e Nossa Senhora da Vitória. 
A sede própria da instituição, construída à margem da Rodovia BA – 001 (km 1 do trecho Ilhéus-Olivença), no bairro São Francisco, também na zona sul, está em sua terceira fase de expansão com a construção de um novo pavilhão de salas de aula, com quatro andares. O empreendimento contribuiu para a formação de novos negócios na localidade, ao longo dos últimos quinze anos, além da formação de mão de obra qualificada para o município e região. 
Durante as reuniões com os empresários, o diretor geral da Faculdade, Almir Milanesi, faz uma exposição sobre a trajetória de evolução da Faculdade, desde 2002, quando foi implantada com apenas dois cursos de graduação e 142 alunos, até hoje, com a oferta de oito cursos e cerca de três mil discentes, além de onze cursos em nível de pós-graduação. 
Os eventos contam com a participação dos professores-coordenadores de todos os cursos de graduação: Administração (Cristiane Nunes), Ciências Contábeis (Almir Milanesi), Direito (Ana Cristina Adry), Enfermagem (Robson Vidal), Engenharia Civil (Felipe Estrela), Nutrição (Adriana Lopes Sofia), Odontologia (Fábio Silveira) e Psicologia (Tatiana Rodrigues). Na oportunidade, eles destacam o perfil empreendedor dos cursos e os serviços gratuitos prestados à comunidade, através de ações extensionistas. 
Intercâmbio – Os encontros têm servido também para que os empresários manifestem sua opinião quanto a atuação da instituição e para sugerir cursos ou projetos que estimulem o empreendedorismo na região. Além dos cursos de graduação já disponíveis, já há projetos para cursos técnicos e treinamentos que possam contribuir para a expansão da cultura empreendedora e para maior capacitação de empresários e trabalhadores. 
Na opinião de Aracildo Santos, da Associação de Comerciantes e Feirantes da URBIS, a iniciativa da Faculdade é positiva, com um “gigantesco passo da instituição em relação à comunidade. Na sociedade em que vivemos, o capital intelectual faz a grande diferença entre o sucesso e o fracasso. Quando você se atrela ao capital intelectual, o capital que pensa, e vai em busca do sonho, da concretização do sonho, as coisas se tornam mais fáceis.” 
A microempresária Isabela Vidal, da área de brindes personalizados, está em Ilhéus há quase dois anos e vê a zona sul como uma área de muito futuro para a cidade. Ela sugeriu a realização de um evento, organizado pela Faculdade, para que os empreendedores locais possam apresentar seus produtos e interagir mais com a comunidade. 
Os empresários ainda visitam as instalações da Faculdade, principalmente os laboratórios dos cursos de Direito, Odontologia, Psicologia, Enfermagem, Nutrição e outros de multiuso. O diretor Almir Milanesi avaliou os encontros realizados como extremamente positivo e adiantou que o programa de intercâmbio local será promovido também em outras zonas de expansão da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário