segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Professora Andréa Dickie destaca a qualidade e avanços do curso de Enfermagem da FMT

Professora Andréa Dickie, coordenadora do curso

A professora e MSc Andréa Dickie de Almeida Nogueira afirma que “a Enfermagem, sinônimo de qualidade em seus locais de atuação, luta pela instituição de novos valores e combate e enfrentamento dos mitos na reorganização da assistência à saúde, na universalização da ideologia de que o processo saúde-doença é determinado pela qualidade de vida. E, sendo a meta atingir saúde para todos, não há como prescindir da democratização das relações de trabalho no interior de equipe de saúde e da adoção de ações integradas ligadas à articulação, intersetorial de bem-estar social e como concurso de outras ciências, agora não só biológicas, mas também humanas”.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem da FMT “diante desta realidade e, considerando a seriedade e o compromisso da Enfermagem com o cuidado à saúde, a Faculdade Madre Thaís, busca por uma prática e ensino de qualidade. Desenvolver formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional é uma missão do enfermeiro no engajamento da produção científica e de trabalhos que agreguem o saber para a incrementação nos processos de trabalho”. 
“A Faculdade Madre Thaís traz consigo o incentivo na produção de Simpósios, Feiras, Seminários e outros, estimulando o aluno a produzir e capacitar-se na sua área de atuação. No III Simpósio Multidisciplinar da FMT, o curso de enfermagem destacou-se na exposição e apresentação de banners nas mais diversas áreas das Terapias Integrativas e Complementares na Saúde. Foram apresentados onze banners onde participarem alunos de outras Instituições como UNIME e UESC, além dos discentes e professores de enfermagem da FMT,” acrescenta a professora Andréa Dickie. 
“Entre os temas apresentados no III Simpósio: Doulas: Construindo o elo entre as terapias complementares e o parto humanizado destacou-se pelo momento em que o município de Ilhéus passa com o alto índice de mortalidade materno infantil, outros destaques também ocorreram nos novos tratamentos de feridas como: Terapia larval e tratamento de feridas; Oxigenoterapia aplicada no tratamento de pé diabético; Uso terapêutico e efetividade da papaína no processo de cicatrização de feridas e A atuação do enfermeiro e a eficácia da acupuntura no tratamento de úlcera venosa, dentre outros temas abordados,” lembra. 
“As produções citadas foram apresentadas por alunos de enfermagem empenhados na melhoria técnico científica da sua profissão com vistas numa melhor qualidade de vida e assistência à saúde do ser humano. Ética, compromisso, qualidade, tecnologia e humanização são algumas palavras chaves da nossa instituição e dos nossos alunos,” conclui a coordenadora do curso, Andréa Dickie. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário