quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Outubro Rosa: Santa Casa de Misericórdia realiza mutirão de serviços sábado

A campanha do “Outubro Rosa” está ganhando forças e ajudando cada vez mais as mulheres no diagnóstico e tratamento do câncer de mama. No próximo sábado, dia 27, das 7 às 13 horas, a Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria municipal de Saúde (Sesau), vai realizar o Mutirão Outubro Rosa com uma série de atividades para o público feminino em parceria com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia do município. A ação acontece no Hospital São José, situado à Ladeira da Vitória, centro.
Cerca de 60 profissionais estarão atuando no local disponibilizando diversos serviços à população como, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, citologia, tomografia (com pedido médico), raio x de tórax e mamografia. De acordo com os organizadores, a ação visa chamar atenção das mulheres e da sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença e também alertar sobre o câncer do colo de útero, enfermidade que ocupa a terceira posição na lista dos tipos de câncer que mais matam no país.
As pessoas interessadas deverão apresentar xerox do documento com foto, CPF, Cartão do SUS, além do comprovante de residência para cada exame que for realizar. A dispensa médica só é exigida no caso de exame de tomografia computadorizada. 
O câncer de mama pode ocorrer em mulheres e, raramente em homens. Cerca de 2 milhões de pessoas são acometidas pela doença anualmente. Os sintomas incluem um nódulo na mama, secreção com sangue pelo mamilo e mudanças na forma ou textura do mamilo ou da mama, o tratamento depende da fase do câncer podendo envolver quimioterapia, radioterapia e cirurgia. O laço cor de rosa usado durante todo o mês de outubro por muitas mulheres é um símbolo de apoio à sensibilização para a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário