terça-feira, 30 de outubro de 2018

Universidade Estadual de Santa Cruz terá três novos Professores Eméritos

Soane Nazaré de Andrade, Renée Albagli Nogueira e Antonio Joaquim Bastos da Silva, são os três primeiros docentes e reitores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) que vão integrar o grupo restrito dos Professores Eméritos, título destinado aos professores que se destacaram pelos relevantes serviços à Universidade e que, por isso mesmo, continuarão a colaborar com a Instituição. Os três professores Eméritos da UESC vão receber os respectivos títulos no próximo dia 1º de novembro, em solenidade no Auditório do Centro de Arte Cultura da Universidade, às 17h30min.
Soane Nazaré
Nascido no povoado ilheense de Água Preta, hoje município de Uruçuca, aos cinco dias de agosto de1933, o Professor Soane Nazaré de Andrade é bacharel em Direito, pela Faculdade de Direito da Bahia turma de 1953.

Em 1969 iniciou sua luta para ampliar o ensino superior no Sul da Bahia com investimentos e articulações para a união da Faculdade de Direito de Ilhéus e das Faculdades de Filosofia e de Ciências Econômicas de Itabuna, posteriormente unidas e transformadas (1973) na Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna – FESPI (hoje UESC), da qual foi eleito seu primeiro Diretor-Geral, exercendo o cargo de 1973 a 1985. Sua participação no processo de estadualização da UESC é caracterizada como uma luta de muitos desafios e enfrentamentos. No momento mais agudo da crise financeira da instituição, em 1882, enfrentou o Conselho Diretor e assegurou a manutenção da mensalidade.
O Conselho Universitário reconhece o empenho e a atuação do Professor Soane Nazaré de Andrade como gestor pioneiro no processo de estadualização (1991) da UESC, concretizado seis anos após a sua gestão. Os segmentos que hoje estudam, ensinam, trabalham, pesquisam e levam ações da UESC à comunidade local precisam, com gratidão, reconhecer os feitos desse professor em prol da conquista do ensino superior local e regional.
Renée Albagli Nogueira
A Professora/Dra. Renée Albagli iniciou o seu percurso profissional na Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna, no Departamento de Ciências. Participou ativamente, desde essa época,do grupo que lutou pelo Ensino Superior da Região e pela estadualização da UESC.
A professora Renée, contribuiu na construção da Universidade em vários aspectos. Além disso, trabalhou em muitos outros cargos institucionais, inclusive como Pró-Reitora de Graduação, e cargos estaduais, como Presidente, em dois mandatos, do Conselho Estadual de Educação do Estado da Bahia (2006-2008), e como Conselheira do Conselho Estadual de Educação da Bahia (2004-2008) e (2008-2012). Como vice-reitora na gestão do Professor Altamirando Marques de Almeida (Reitor pró-tempore, 1991 – 1995) foi a primeira Reitora eleita da UESC; dirigiu a Instituição por dois mandatos, entre 1996-1999 e 1999-2003. Durante a sua gestão (1996 a 2003) foram implantados 23 novos cursos, sendo nove licenciaturas e 14 bacharelados, incluindo o curso de Medicina No mesmo período implantou projeto de absorção de Doutores, necessário à expansão de cursos de pós-graduação stricto sensu. Ao longo dos oito anos de gestão da homenageada registrou-se a instalação de 42 cursos de especialização (lato sensu) e 14 stricto sensu, 13 mestrados e um doutorado.
A UESC coordenou o Instituto Baiano de Biotecnologia e participou dos projetos Genoma e Prodema e avançou em áreas como genética e biologia molecular, zoologia, cultura e turismo, física médica e biocombustíveis. Em 2002 foi aprovada a Plataforma Cacau, junto ao MCT/FINEP, na tentativa de incrementar a economia cacaueira. Durante a gestão da professora, a UESC conseguiu cadastrar e organizar os grupos de pesquisa no CNPQ. Criou meios para ampliar a estrutura física da UESC.

Joaquim Bastos

O professor e mestre Antônio Joaquim Bastos da Silva foi assessor da direção da FESPI, sendo responsável pelos projetos de Extensão “Porto Seguro” e “Tosta Filho”, que causaram impacto na cultura e no meio ambiente regional. Atuou na política universitária e nas lutas pela federalização e, depois, estadualização da Universidade Estadual de Santa Cruz. Liderou a criação da Associação dos Docentes Universitários – APRUNI. Eleito Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no período 2004/2012, captou o apoio dos governos Estadual e Federal e de agentes financiadores, como, por exemplo, o FINEP, MEC/FNDE, CAPES, SESU, INCRA, FAPESB, inclusive agentes do exterior, como a Comunidade Europeia e a International Foundation Science.
No seu reitorado a UESC criou 14 mestrados e três doutorados institucionais. Isto porque contava, no seu quadro docente, com 87% de mestres e doutores e com cerca de 200 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq. Os laboratórios, que eram 64, saltaram para 191, inclusive o Centro de Biotecnologia e Genética, o Núcleo de Biologia Computacional e Gestão de Informações Biotecnológicas, o Centro de Microscopia Eletrônica e Microanálise, todos de última geração. No campo social a UESC acatou as cotas sociais, sendo 50% das vagas destinadas a alunos que cursaram o Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio em escolas públicas. Com relação à política estudantil foram destinadas 1074 bolsas de assistência estudantil entre 2011 e 2015.
Também foram construídos laboratórios, o IPAF, três pavilhões, dois blocos de salas de aula, uma quadra poliesportiva coberta, piscina semiolímpica e uma estação de tratamento de água.
Assinou convênios, que permitiam que nossos alunos cursassem parte de sua licenciatura fora do país, com Bélgica, Canadá, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México, Portugal, Alemanha e Reino Unido. Recebeu em setembro de 2007, do Consejo Iberoamericano em Honor a la Calidad Educativa (CIHCE), no Panamá, os títulos de Doutor Honoris Causa e Magister em Gestão Educativa em Iberoamerica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário