quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Nazal deixa claro: Prefeito não manda na Prefeitura

Jose Nazal foi a redação do Diário de Ilhéus
O vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal Soub, foi entrevistado na manhã de ontem, na redação do Diário Ilhéus, quando afirmar ter “rompido” politicamente com o prefeito Mário Alexandre. 
José Nazal voltou a tecer duras críticas ao prefeito de Ilhéus e a sua maneira de administrar o município. De acordo com vice, o prefeito Maria Alexandre "despacha de casa, na zona sul de Ilhéus, e o secretario Municipal de Administração, Bento Lima, do escritório de em Itabuna. Quem os procurar nos respectivos gabinetes não vai encontrar ninguém “parece fim de governo", afirmou. 
Segundo o vice-prefeito, o secretario Municipal de Administração, Bento Lima exerce o papel de governante do município. Todas as secretarias estão sendo comandadas pela Secretaria de Administração. A secretaria de Finanças não faz nada sem a autorização da Secretaria Administração. É como se fosse um aparelhamento do governo. Em todas as Secretarias tem alguma, numa função estratégica indicado pela Secretaria de Administração. 
Esse foi um dos motivos que levou ao rompimento do vice com o prefeito Mário. "Não pedi voto para que o município de Ilhéus fosse governado por outra pessoa que não seja o prefeito", afirma. Segundo Nazal, a última conversa que teve "cara a cara" com o prefeito Mario Alexandre ocorreu há cerca de 40 dias, de lá pra cá, o prefeito não responde às suas mensagens, nem atende o telefone. 
O encontro entre os dois foi áspero. Nazal foi convidados pelo prefeito a retornar a Secretaria de Planejamento, entretanto Nazal recusou ao convite e pediu para o prefeito não entregar o governo a terceiros. Sobre os funcionários “não estáveis, Nazal aconselho ao prefeito a esgotar todas as possibilidades e só demitir quando esgotados os últimos recursos. Esse não era o entendimento de Bento e do procurador Jurídico. O decreto estava pronto, foi assinado em 28 de dezembro 2018 e publicado na madrugada do dia 7 de janeiro”. 
Mas até para pagar o mês de dezembro dessas pessoas foi um drama. Primeiro porque não tinha dinheiro, depois porque o secretario de Administração não aceitava pagar, o que foi trabalhado, sem antes efetivar a rescisão do pessoal. O pagamento era para ser efetuado no dia 14, depois no dia 15 e por fim eu liguei para o Bento ele disse que só faria com a rescisão. Disse-lhe que iria a imprensa ele gritou ‘faça o que você quiser e desligou o telefone. Por fim soube está que já estão procedendo aos pagamentos. 
Mario Alexandre não pode continuar deixando o governo em mãos de quem não tem compromisso com Ilhéus. A gestão não dá certo porque está faltando vontade do governo. Mário Alexandre precisa fazer uma autocrítica. Nem tudo é negativo, existem ações positivas, porém há um volume de coisas erradas que tem prejudicados a população e a cidade como um todo. 
Um exemplo disso, segundo José Nazal, é o caso da empresa do transporte público coletivo, Viametro. A empresa está operando no município de Ilhéus ilegalmente porque o contrato com o município encerrou em outubro do ano passado. O prefeito Mário Alexandre não "toca no assunto", entretanto Nazal alerta para a gravidade do problema. "A falta transparência no governo é muito grande", acrescentou o vice. 
Outro fato grave é o remanejamento de recursos de uma secretaria para outra, de uma rubrica para outra . Recentemente foi feito um exercício para comburir cerca de seis milhões para Secretaria de Saúde e também a Educação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário