terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Santa Casa de Ilhéus esclarece acidente:Reitera cuidado com servidora e anuncia novo equipamento

A nova autoclave esterilizadora da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus já está em fase final de instalação. A qualificação será realizada por técnicos especializados que trabalham com o objetivo de garantir que a máquina opere conforme as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, mantenedora da Maternidade Santa Helena de Ilhéus, através de sua direção, prestou esclarecimentos a respeito do acidente ocorrido na sua Central de Material e Esterilização, provocado por um defeito no equipamento chamado autoclave, (utilizado em laboratórios de pesquisas e hospitais para a esterilização de materiais).
Nele é realizado a autoclavagem que consiste que em manter o material contaminado em contato com um vapor de água em temperatura elevada, por um período de tempo suficiente para matar todos os micro-organismos. 
A Central de Esterilização da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus funciona há décadas e nunca houve registro de defeitos em seus equipamentos que ocasionasse danos na estrutura física ou lesões em funcionários. O acidente ocorrido na sexta feira, dia 11 de janeiro de 2019, em que lesionou a funcionária Brígida Maria Santana que operava o equipamento, surpreendeu a equipe que adotou as medidas necessárias. 
As manutenções de rotina nos equipamentos e os treinamentos adequados dos funcionários sempre foram às condições seguras para a prevenção de acidentes. Os funcionários que utilizam regulamente EPIs, são treinados e conscientizados sobre os riscos a que estão expostos no ambiente de trabalho. 
A Santa Casa de Ilhéus, como é do conhecimento público, ampliou os seus serviços e para melhor prestá-los adquiriu e já está em fase final de instalação na sua Central de Material e Esterilização, um moderníssimo autoclave, com extraordinária capacidade de processamento e que em breve estará em funcionamento. 
Para atender a sua demanda de material esterilizado e também por motivo de desativação e remoção de um dos seus autoclaves, para a instalação de um novo, a Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus vinha como certamente continuará fazendo, esterilizando os seus materiais na Central de Esterilização do Hospital Costa do Cacau e eventualmente utilizava o autoclave que ocasionou o evento em comento para esterilizar alguns materiais de urgência. 
O problema apresentado no manuseio do autoclave ocasionou a abertura abrupta da porta de vedação com um forte deslocamento de ar que empurrou a funcionária e operadora do equipamento, jogando-a contra a parede, e provocando lesões no tórax, com a fratura de algumas costelas. 
Os socorristas agiram com rapidez, levaram a funcionária acidentada para o atendimento médico de urgência, onde ela foi adequadamente atendida por uma equipe multidisciplinar e posteriormente internada em apartamento onde recebe acompanhamento médico e psicológico. 
O acidente conforme apurou a equipe técnica, foi um infortúnio, a profissional que operava o equipamento tem conhecimento e preparo técnico para executar as funções, utilizava EPIs, e estava aguardando o tempo de esvaziamento do vapor quente, quando o fato ocorreu. Todos os cuidados que o caso exigia foram tomados, inclusive com a emissão da CAT, e a funcionária está recebendo e receberá toda a atenção e os cuidados que forem necessários ao seu pronto restabelecimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário