terça-feira, 5 de março de 2019

Campanha da Fraternidade 2019 será lançada nesta quarta-feira

Com o tema ‘Fraternidade e Políticas Públicas’, a CF convida todos os fiéis a compreender o que são as políticas públicas, a quem se destinam e como participar delas mais efetivamente 
Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza a Campanha da Fraternidade (CF) durante o período quaresmal. Em 2019, a CNBB apresenta o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema inspirado no profeta Isaías “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27). 
Em Ilhéus o bispo Dom Mauro Montagnoli, vai fazer o lançamento da CF-2019 será durante a missa da imposição das cinzas, às 18 horas, na Catedral São Sebastião. 
O Texto-Base da CF é composto em três partes: ver, julgar e agir, e faz parte de uma linha de subsídios preparados para a Campanha, que é composta do manual, dos círculos bíblicos, dos encontros catequéticos para crianças e adolescentes, além da Via-Sacra e um texto para vigília e celebração da misericórdia. 
Na apresentação do Texto-Base da Campanha da Fraternidade, Dom Leonardo Ulrich Steiner, Bispo Auxiliar de Brasília (DF) e Secretário-Geral da CNBB, recorda as práticas propostas pela Igreja para a vivência dos exercícios quaresmais, que são a oração, a esmola e o jejum. 
Ele explica que todos os anos a Conferência Nacional do Bispos do Brasil apresenta a Campanha da Fraternidade como caminho de conversão quaresmal. “Um caminho pessoal, comunitário e social que visibilize a salvação paterna de Deus”, descreve o texto. 
O texto explicita ainda que política pública não é somente a ação do governo, “mas também a relação entre as instituições e os diversos atores, sejam individuais, sejam coletivos, envolvidos na solução de um determinado problema e, para isso, utilizam alguns princípios, critérios e procedimentos que podem resultar em ações, projetos ou programas para garantir os direitos e deveres previstos na Constituição Federal e em outras leis”. 
TIPOS DE POLÍTICA PÚBLICA 
Pertencem aos tipos de política pública as políticas sociais, como a política pública de saúde, da educação, da habitação, da Previdência Social, dentre outras. Além disso, as políticas públicas fiscais, monetárias, cambiais, industriais e comerciais pertencem ao grupo das políticas públicas macroeconômicas e há, ainda, um tipo de política pública administrativa, que engloba as ações para a democracia, descentralização das tomadas de decisões e a própria participação social. E, por fim, existem as políticas públicas específicas, como as do meio ambiente, as da cultura, as agrárias, as dos direitos humanos, as das mulheres, as dos negros, as dos jovens, dentre outras. 
QUARESMA
Dom Mauro Montagnoli lembra que este Tempo da Quaresma, o Evangelho toca em três pontos muito importantes para nossa vida: 
1- Dar Esmola (Mt 6,2), isto é, ter a atenção mais voltada para as pessoas que necessitam de ajuda, tanto material, quanto moral e espiritual; saber dar uma palavra de con­forto a quem se sente desanimado; ser mais gentil; prover de alimento alguma família que está passando necessidade. 
2- Oração (v.5) — dedicar mais tempo à oração, tanto individual como comunitá­ria, na própria família ou na comunidade paroquial. 
3- Jejum (v. 16) — é a maneira de sermos solidários com os que passam fome, levados por muitas circunstâncias: falta de emprego, salário muito baixo com grandes despesas no sustento da fa­mília etc. 
E muito aconselhável o jejum espiritual — ser mais paciente com as pes­soas que nos irritam; ouvir mais as pes­soas que não têm quem lhes dê atenção nem as escute; ser mais prudente, evitan­do palavras que ofendem ou magoam as pessoas com as quais convivemos; pedir desculpas caso percebamos que ofende­mos alguém; ser mais agradecidos; pedir algo sempre usando gentileza. Segura­mente, assim chegaremos à Páscoa com o coração mais aberto para vivenciarmos a alegria da ressurreição com Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário