sexta-feira, 22 de março de 2019

Capitania dos Portos alerta para possível ciclone marítimo com ventos de até 89 km/h no sul e baixo sul da Bahia

(Fonte G1) Fenômeno deve atingir cidades como Itamaraju e Valença. Outras regiões do estado têm previsão de chuvas e rajadas de ventos, mas não é em decorrência do ciclone.
Fenômeno: ciclone tropical deixa o estado em alerta
A Marinha, por meio da Capitania dos Portos da Bahia, emitiu nesta sexta-feira (22), um comunicado sobre um possível ciclone marítimo no sul da Bahia durante este final de semana. Além disso, o comando fez um alerta de mau tempo para a áreas litorâneas próximas à costa baiana.
Segundo a Marinha o fenômeno tropical pode ter ventos intensos de até 89km/h, a partir das 9h de sábado (23). A condição de tempo deve ocorrer principalmente em alto mar, associada à chuva intensa.
A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cláudia Valéria reafirma que o fenômeno deve atingir apenas o baixo-sul e o sul da Bahia, além do norte do Espírito Santo. Ela explica que o ciclone deve se manter no oceano e, caso se aproxime da costa, ele pode provocar danos, como destelhamentos.
"O que a gente pode verificar são esses sistemas de baixa pressão ao longo de todo o litoral da Bahia. É um sistema um pouco mais intenso, que a partir de amanhã [sábado, 23], se a gente observar as mudanças de horários ao longo do dia, a gente vai tendo a intensificação desse sistema. Essa condição de um sistema de baixa pressão mais intenso é o pode levar a formação do ciclone", explicou Cláudia.
As outras regiões do estado também devem ter influência de outros sistemas de baixa pressão, que vai provocar chuvas e rajadas de ventos em alguns momentos. A meteorologista destacou, no entanto, que a chuva e o vento não são em decorrência do ciclone, que só deve atingir o sul do estado.
Para quem pretende entrar no mar durante o final de semana, o comando da Marinha recomenda aos navegantes que consultem as informações das condições do tempo e alertas antes de irem ao mar. A recomendação também serve para agências e condutores de embarcações de transporte marítimo de pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário