terça-feira, 26 de março de 2019

Estudante da Faculdade Madre Thaís se destaca na produção de cacau fino e premium

Momento da premiação
O estudante do curso superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate pela Faculdade Madre Thais, em Ilhéus e produtor de cacau em Itajuípe, Philip Dernier, juntamente com seu pai, Gleibe Luís Torres, foi contemplado com o 3º lugar na categoria Blend, do I Concurso Nacional de Cacau Especial, promovido recentemente pela Associação Cacau Sul Bahia, em parceria com o Sebrae.
Não foi fácil chegar ao reconhecimento atual. O primeiro passo do engenheiro agrimensor e cartógrafo, quando retornou ao Sul da Bahia para ajudar o seu pai na gestão da fazenda, foi pesquisar e entender os gargalos do setor. Lamenta não ter conseguido assistência e apoio da Ceplac e outras instituições, cujos técnicos nunca visitaram a sua propriedade.
Mesmo diante dessa e de muitas outras dificuldades, conforme Philip Dernier, foi possível encontrar o ponto chave para alcançar a excelência no cacau em sua propriedade a partir de investimentos no sistema produtivo para trabalhar a qualidade do produto. Muito estudo da literatura sobre o segmento, análise de resultados obtidos por aqueles que já estava à frente, verificando os erros e acertos. “De lá para cá, fui adaptando o pessoal, com novas técnicas e maneiras e uma nova mentalidade”, afirma.

Philip Dernier na fazenda 
Dernier coloca o curso de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate da FMT, como importante na melhoria da qualidade do cacau porque a medida que o conteúdo vai se aprofundando ele está implementando esse conhecimento na prática.
“O curso, nesse quesito tem muito agregar. Esse ano eu já entrei com melhorias no meu processo. Já adaptei o meu sistema de cochos de fermentação. O conteúdo teórico passado em sala de aula tem me deixado mais seguro. O meu objetivo de atingir qualidade cada vez melhores e quem saber criar um plano de trabalho futuro com pessoas que queiram fazer a diferença fazer um projeto que possa contribuir para revigorar toda lavoura que temos aqui,” conclui.
Para a coordenadora do curso na FMT Profª. Cilene Nascimento Souza, “a determinação e a competência de Philip Dernier deixa a todos muito orgulhosos. O Curso Superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate tem o objetivo formar profissionais com capacidade de atuação em todas as áreas da cadeia produtiva da produção de cacau e chocolate, assegurando qualidade, produtividade e formas de comercialização. Com visão crítica, humanística e sistêmica, utilizando bases científicas e tecnológicas alinhadas à gestão organizacional, com ética e responsabilidade socioambiental e em atendimento às demandas da sociedade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário