segunda-feira, 22 de abril de 2019

Ilhéus celebra nesta terça(23) São Jorge, padroeiro da diocese

Católicos de Ilhéus  celebram nesta terça-feira (23) o seu padroeiro da diocese.  A missa principal será presidida pelo Bispo D. Mauro Montegnoli com o vigário Paulo Brandão, demais padres e religiosos. às 17 horas começa a caminhada saindo da Caterla São Sebastião, situada na Praça Dom Eduardo. A Igreja Matriz de São Jorge, situada na rua Conselheiro Dantas, está fechada para reformas.
 São Jorge foi, de acordo com a tradição católica, foi um soldado romano do exército do imperador Diocleciano, venerado, tempos depois, como mártir cristão. Na hagiografia (estudo sobre a vida dos santos e seus atos heroicos), São Jorge é um dos santos mais venerados (tanto pela Igreja Católica Romana quanto pela Igreja Católica Ortodoxa). O santo padroeiro em diversas partes do mundo é imortalizado na lenda em que mata o dragão.
Segundo dados da Igreja aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários apócrifos, a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo.  São Jorge é padroeiro da Diocese, tradição de vem desde o tempo da Capitania. Ilhéus tem como padroeira, Nossa Senhora das Vitórias, celebrada em 15 de agosto. São Sebastião (20 de janeiro) é padroeiro da catedral diocesana e dos estivadores do município, nesta data não é feriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário