quarta-feira, 24 de julho de 2019

ENEM 2018: MEC aponta o Instituto Nossa da Piedade com o melhor desempenho entre as escolas da região

Instituto Nossa Senhora da Piedade -Ilhéus (Bahia)

Os estudantes do Instituto Nossa Senhora da Piedade (INSP) em Ilhéus (BA), conseguiram a maior nota média no Enem do ano passado, entre as escolas da Região Sul da Bahia. O Ministério da Educação e Cultura (MEC) divulgou os microdados contendo a classificação das 21.737 escolas, de todo o país, cujos alunos participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2018.
De acordo os dados divulgados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no geral, incluindo as públicas e privadas, o Instituto Nossa Senhora da Piedade foi a escola que obteve os melhores resultados, no Enem 2018, na cidade de Ilhéus e em toda Região Sul da Bahia.
A Escola, da Rede Católica Ursulina, ficou 28º lugar na Bahia e em 933º lugar de um total de 21.737 escolas avaliadas no país. O INSP obteve a média de 637,27 nas provas objetivas, 673,45 em redação. Já em matemática 659,05, em Linguagens e Códigos 611,72, Ciências da Natureza foi 592,38 e em Ciências Humanas 649,73.

Um dos pátios no interior da Escola
A diretora Pedagógica da Escola, a religiosa Georgina Costa, comemora e agradece o empenho de todos os professores, do infantil ao ensino médio, bem como aos estudantes que fizeram o exame. A vice-diretora do INSP, Ines Ocke lembra que “a escola sempre esteve entre os melhores e incluída entre as mil melhores do país. Isso graças ao empenho e a dedicação dos professores e a capacidade de cada estudante. A nossa preocupação é com a formação integral da criança e do adolescente. Fico feliz por fazer parte desta equipe”, festeja.
Marcus Oliveira coordena o Ensino Médio
O coordenador do Ensino Médio, professor Marcus Oliveira destaca o empenho da escola na formação continuada dos professores. “Reforçamos o trabalho docente no desenvolvimento de competências e habilidades. Os professores foram formados para transmissão de conteúdo. No Enem, são avaliadas 120 habilidades e 30 competências dentro de cinco eixos cognitivos. O trabalho realizado aqui é fazer com que cada professor do Ensino Médio, se aproprie disso e, de maneira, intencional, use os conteúdos disciplinares, nos quais são especialistas, para o desenvolvimentos de tais habilidades e competências. Temos um grande desafio na formação dos nossos estudantes por isso precisamos reforçar ainda mais a formação dos professores nessa direção”, diz o coordenador do INSP.
O Instituto Nossa Senhora da Piedade, em Ilhéus (BA), é uma instituição educacional, sem fins lucrativos, pertencente à União Romana da Ordem de Santa Úrsula. O Instituto foi fundado em 1916, por Madre Thaís do Sagrado Coração Paillart, que veio da França em 1915, para Ilhéus, a convite do Bispo Dom Manoel de Paiva.
Criado em 1998, o Enem era originalmente uma prova interdisciplinar de 63 questões, cujo principal objetivo era avaliar o aprendizado dos alunos e o nível do Ensino Médio em todo o Brasil. Desde 2009, ele é usado para o acesso em curso superior. Até o ano de 2015 o MEC divulgava o ranking das escolas melhores classificadas no Exame, mas como isso gerou uma situação de acirrada concorrência entre as escolas de ensino médio, o MEC resolveu parar de divulgar o ranking geral do país, estados e municípios, mas continua divulgando os dados de forma genérica no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o Enem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário