terça-feira, 6 de agosto de 2019

Seminário de atenção primária à saúde discute democracia e políticas públicas em Ilhéus


No Dia Nacional da Saúde, data em que é comemorado o nascimento de Oswaldo Cruz, médico e pioneiro da medicina experimental no Brasil. Ilhéus rediscutiu os avanços na democracia e as estratégias indispensáveis para enfrentar os desafios da saúde pública no município. 
Com a participação do diretor do Departamento de Saúde da UESC, Cristiano Bahia; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rafael Santos; da professora emérita da UESC, Cristina Setenta Andrade; coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade Madre Thaís, Andréa Dickie; vereadores Makrisi Sá e Ivo Evangelista, estudantes, profissionais, articuladores dos setores da saúde e de outras lideranças, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, na Av. Soares Lopes, o I Seminário de Atenção Primária, que busca contribuir para o debate sobre as opções de fortalecimento do setor em Ilhéus.
Palestrantes, dr. Jairnilson Paim no Seminário de
 atenção primária à saúde - Rodrigo Macedo.
O evento contou com os palestrantes, dr. Jairnilson Paim, do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC/UFBA) e dra. Cristina Setenta Andrade, da UESC, que analisaram e apresentaram resultados, uma série de evidências científicas referentes ao impacto da atenção primária à saúde na redução das desigualdades e na melhoria dos indicadores de saúde na Bahia e no Brasil. 
Ao destacar os 30 anos do SUS no Brasil, dr. Jairnilson Paim disse que o sistema é uma conquista do povo brasileiro. Na sua avaliação, o SUS não saiu de governantes, partidos políticos e nem dos organismos internacionais. “O SUS nasceu nas periferias, zonas rurais, da organização popular, dos profissionais de saúde e dos pesquisadores. Estamos vivendo um momento difícil para a democracia no País. Há uma preocupação em trazer essa conquista de forma mais clara e isso se faz com atenção básica e primária”, frisou. 

O objetivo é permitir uma aproximação ainda maior dos conceitos e das técnicas de avaliação em saúde, voltadas para atenção primária à saúde, conforme disse a diretora da atenção básica do município, Jailma Cunha Lima. Os articuladores ressaltaram as ações do Governo do Estado, cuja parceria visa, prioritariamente, a ampliação da oferta dos serviços da atenção básica no município. Com a parceria, disseram os gestores 

a

Nenhum comentário:

Postar um comentário