sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Ex-presidente da Câmara de Ilhéus tem prisão preventiva decretada pela 2ª vez



A Justiça da Bahia determinou novamente a prisão do vereador Lukas Paiva (PSB), que é investigado por suposta participação em um esquema de corrupção na Câmara de Vereadores de Ilhéus. Ele está afastado do cargo.
A decisão foi tomada na quinta-feira (19), contudo até a manhã desta sexta (20) Lukas Paiva ainda não havia se apresentado. Segundo a defesa do vereador, ele vai se entregar em outro momento.
Em nota, a defesa informou também que a decisão que pede a prisão do vereador é "desnecessária", e que vai solicitar um habeas corpus.  
Lukas Paiva já havia sido preso em 30 de maio, mas teve um habeas corpus concedido e foi liberado cinco dias depois, para responder ao caso em liberdade.

O vereador foi um dos dois últimos a serem presos. Além dele, outros seis suspeitos tiveram mandados de prisão preventiva cumpridos por causa da "Operação Xavier", que foi deflagrada no dia 15 de maio: o empresário Aêdo Laranjeiras; o empresário Leandro Silva; o empresário Cleomir Primo Santana; o ex-vereador e atual secretário de Agricultura e Pesca de Ilhéus, Valmir Freitas, que foi afastado do cargo pela prefeitura; o vereador Tarcísio Paixão (PP); e o secretário-geral da Câmara, Paulo Eduardo Leal do Nascimento.
Todos tiveram habeas corpus concedidos pela Justiça e atualmente respondem em liberdade, segundo a defesa do vereador Lukas Paiva.
Veja nota da defesa de Lukas Paiva na íntegra:
"A defesa do vereador Lukas Paiva, representada pelos advogados Sérgio Habib e Thales Habib, vem esclarecer que a decretação da nova prisão preventiva contra ele se apresenta inteiramente desnecessária e desfundamentada resultando de uma interpretação equivocada das medidas cautelares anteriormente impostas ao vereador de não se comunicar com corréus e testemunhas e de se recolher todas as noites no seu domicilio, atribuindo esse equivoco ao Ministério Público que requereu a prisão e argumentou nesse sentido. Segundo os advogados , Lukas Paiva vinha cumprindo todas as determinações que lhe foram impostas pela Justiça, apresentando-se regularmente na sede do juizo. Diante disso, os advogados Sergio Habib e Thales Habib estarão ingressando com novo pedido de Habeas Corpus junto ao Tribunal de Justiça da Bahia confiando em que se esclareçam os fatos e venha a ser revogada a nova prisão".
Operação
Coordenada pelo Ministério Público da Bahia, a operação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa que atuava na Câmara de Vereadores de Ilhéus.
Segundo o MP-BA, os investigados estão envolvidos em organizações criminosas instaladas na Câmara e responsáveis por operacionalizar múltiplos esquemas de corrupção ao longo de sucessivas gestões na Casa Legislativa. Os nomes dos outros investigados não foram divulgados.
Além dos mandados de prisão, os agentes também cumpriram dez de busca e apreensão, todos expedidos pela 1ª Vara Criminal de Ilhéus. O material, contando com celulares e documentos, foi encaminhado para o MP. Além dos presos, um vereador e sete servidores da casa legislativa foram afastados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário