sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Projeto da UESC tem levado conhecimento sobre eventos multiesportivos aos agentes de segurança pública



O Projeto Vivenciando Olimpíada e Paralimpíada, do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC tem desenvolvido ações para capacitação para atuação de agentes de segurança para a atuação em eventos esportivos. O coordenador do Projeto, Professor Alberto Kruschewsky, que é Oficial Técnico Nível Olímpico pela Confederação Brasileira (CBTri) e União Internacional de Triathlon (ITU), ministrou módulos no 5⁰ Grupamento de Bombeiros Militares e Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças - 2⁰ Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação da Polícia Militar.
No conteúdo, o Professor Alberto Kruschewsky, aplicou o Protocolo usado internacionalmente para a abordagem de segurança nos eventos multiesportivos. Ele lembra “que no ano passado uma triatleta foi atropelada por uma embarcação do Corpo de Bombeiros em Tocantins e faleceu.” Para o Professor os agentes de segurança e saúde precisam ter acesso a informações sobre a configuração de um evento multiesportivo para poderem proporcionar bem estar aos atores envolvidos, atletas, staff e público presente.
“Imagens de uma ambulância trafegando na contramão dos ciclistas ou lanchas invadindo a linha de nadadores são o terror de qualquer organizador. A International Triathlon Union tem um Manual que estabelece protocolos na concepção e execução de eventos, Licenças Prévias, Planos Médicos, Marinho etc. São pontos desse Manual que abordamos nessas ações”, diz Alberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário