O Portal GEOCOVID-19 Brasil combina recursos de geotecnologias com inteligência artificial para monitorar e prever a evolução da Covid-19 em território brasileiro. Trata-se de uma iniciativa em rede interinstitucional que reúne organizações acadêmicas (UEFS,UESC, UFBA, UNEB, IFBA e UFG); empresas emergentes de base tecnológica (GEODATIN e SOLVED); e organização do terceiro setor (Mapbiomas). Sua execução envolve uma equipe multidisciplinar formada por cientistas de dados, geocientistas, pesquisadores em epidemiologia e saúde pública, físicos, engenheiro de computação, além de programadores e analistas.
O Portal GEOCOVID-19 iniciou com o monitoramento do Estado da Bahia, a partir de indução da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI-BA) para o desenvolvimento pelas ICT´s de sistemas visando monitorar e informar publicamente a difusão da COVID-19 neste Estado. A Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, por meio do Programa de Pós-Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente – PPGM liderou o desenvolvimento desse projeto, contando com a participação da GEODATIN (startup formada por ex-alunos e Professores do PPGM), do Laboratório de Biossistemas da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e colaboração da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz).
O Portal possibilita a visualização simultânea de dados em forma de tabelas, gráficos e mapas, desde a escala de municípios, passando por estados, até a visão geral do país, com informações atualizadas sobre a evolução dos casos da Covid-19 e os registros de óbitos nos últimos 30 dias. Os mapas ilustram em tonalidades mais escuras os territórios com maior concentração de pessoas infectadas.
Uma funcionalidade exclusiva do Portal é o Modelo de Projeção Geoespacial, visualizado também sob a forma de tabelas, gráficos e mapas e contendo dois cenários hipotéticos: sem supressão de fluxo e com supressão de fluxo. Esses cenários representam a dinâmica de contágio entre municípios e são frutos de um modelo matemático epidemiológico do tipo SIR que estima, para cada município, a dinâmica populacional na propagação do contágio. Para cada dia de previsão do modelo, utilizou-se a rede de fluxo entre municípios para estimar a propagação dos casos.
A fonte dos dados que alimenta o Portal GEOCOVID-19 Brasil provém da base de dados elaborada pelo Brasil.IO (https://brasil.io/covid19/), a partir dos boletins divulgados diariamente pelas secretarias estaduais de saúde. O escalonamento do portal para todo Brasil só foi possível com o apoio do Mapbiomas, que viabilizou o arranjo necessário para sua implantação. Agradecemos ainda o apoio da Google e do Mapbox.
Nenhum comentário:
Postar um comentário