segunda-feira, 27 de abril de 2020

Covid-19: estudantes de Enfermagem da Faculdade Madre Thaís já estão no Centro de Triagem



A área da saúde é, sem dúvida, fundamental para a sociedade e, em momentos de crise como a pandemia de coronavírus. Partindo dessa convicção discentes do último ano do curso de Enfermagem da Faculdade Madre Thaís (FMT) já começaram a atuar de forma voluntária no combate à Covid-19, em Ilhéus. 
Supervisionados pela professora Andrea Dickie, os alunos Carine dos Santos Amorim leite, Vanessa Menezes do Nascimento, Adriele Silva Santos, Wagner Santana Campos de Oliveira, Názio Santana da Silva e Ana Priscila Carvalho estão integrados às atividades do Centro de Atendimento Covid-19, que está funcionando no Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães, na Avenida Soares Lopes.
O equipamento foi montado pela Prefeitura Municipal e pelo Governo do Estado da Bahia com 12 leitos na sala amarela e 10 leitos na sala vermelha, vai receber casos leves de pessoas com suspeita de infecção por coronavírus, e pacientes que apresentam a progressão dos sintomas, como falta de ar. Conta com uma equipe de médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, maqueiros, serviços gerais e pessoas para atendimento, compõem o quadro para esse primeiro momento. 
A iniciativa surgiu a partir da Portaria 356, do Ministério da Educação, que autoriza alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia a realizem estágio voluntário. Posteriormente, a carga horária desempenhada será contabilizada como o estágio obrigatório necessário para a conclusão dos cursos.
De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem na FMT, Andrea Dickie a adesão dos estudantes em prol da causa demonstra o comprometimento dos alunos no atendimento à população e o comprometimentos da instituição de ensino superior. “É um momento difícil, estamos vivendo uma situação de pandemia e, nesse momento, os alunos se ofereceram para contribuir com a cidade e a região, no entendimento de que essa é a função e a retribuição que eles podem dar à sociedade nesse momento em que mais se precisa de profissionais de saúde,” destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário