terça-feira, 28 de abril de 2020

Governo do Estado amplia número de leitos de UTI no Hospital da Costa do Cacau e reforça ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19

Para enfrentar o avanço acelerado do novo coronavírus no Sul da Bahia, o Governo do Estado está reforçando e ampliado a estrutura de atendimento da população. Na manhã desta terça-feira (28), durante entrevista à TV Santa Cruz, o secretário da Saúde (Sesab), Fábio Vilas Boas, anunciou a implantação de 41 novos leitos de UTI no Hospital Costa do Cacau, que já contava com 30 leitos em funcionamento.
"A região Sul da Bahia vive uma situação muito preocupante, com um taxa de contágio muito maior que no resto da Bahia. E em função desse crescimento, o Governo do Estado está dobrando o número de leitos de UTI para atender ao crescente número de infectados", afirma o secretário.
Além do Hospital da Costa do Cacau, a estrutura de atendimento da região conta com 10 leitos de UTI no Hospital de Ilhéus. Em Itabuna, a Santa Casa de Misericórdia oferece dez leitos adultos no Hospital Calixto Midlej, três leitos infantis de UTI no Hospital Manuel Novaes; além de 40 leitos clínicos.
Ilhéus aguarda ainda o credenciamento de mais 13 leitos no Hospital São José e outros 30 na montagem de um hospital de campanha.
Já Itabuna, terá a habilitação do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, que poderá ofertar até 21 leitos de UTI e 38 clínicos.
Unidades de Retaguarda
Na segunda-feira (27), graças a uma parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura de Ilhéus, entrou em funcionamento a Unidade de Atendimento Covid-19 no Centro de Convenções da cidade para acolher, estabilizar e encaminhar pacientes suspeitos de infecção. Com 22 leitos, o espaço irá receber casos leves de pessoas com suspeita de infecção e pacientes que apresentam a progressão dos sintomas, como falta de ar.
O Centro foi adaptado para operar 24 horas por dia com uma equipe de 20 profissionais de saúde, entre médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, maqueiros, serviços gerais e atendimento.
Os pacientes que apresentarem evolução dos agravos vão ser regulados pela Central Integrada de Comando e Controle da Saúde do Estado da Bahia para um dos hospitais de referência.
Em Itabuna, a o Centro de Triagem foi instalado da UPA no bairro Monte Cristo, com 10 leitos clínicos que podem se tornarem semi intensivos e três de estabilização, com cerca de 80 profissionais de saúde, 25 diariamente. A UPA do bairro Fonseca também está sendo estruturada para funcionar como centro de triagem.
Entrega de equipamentos de proteção
O Governo do Estado entregou para a região, 5,5 mil litros de álcool 70%, 8,2 mil máscaras de TNT e duas mil máscaras acrílicas de proteção facial do tipo Face Shield, para utilização em unidades de saúde, além de cinco mil máscaras de tecido para estudantes. Os materiais foram entregues para a Prefeitura Municipal de Ilhéus, Santa Casa de Misericórdia (Itabuna), Hospital de Base (Itabuna), Hospital Regional Costa do Cacau (Ilhéus) e Núcleo Territorial de Educação (NTE) de Itabuna.
Bombeiros militares especialistas em defesa química, biológica, radiológica e nuclear (QBRN) estão fazendo a descontaminação de estruturas e ambientes do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário