quinta-feira, 21 de maio de 2020

Conselho autoriza a UESC participar de projeto para a revalidação de diplomas de médicos formados no exterior


O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Consepe/UESC), realizou nesta quinta-feira (21), a sua 48ª reunião ordinária. Na pauta a discussão do posicionamento da Universidade quanto à disposição em elaborar um projeto acadêmico próprio, voltado para a revalidação de diplomas médicos emitidos por instituições estrangeiras, que possa ocorrer em sintonia com o “Programa Médicos Pela Vida”. 
Depois de debaterem parecer elaborado coordenador do Colegiado do Curso de Medicina, da UESC, a proposição feita pelas secretarias de Educação e da Saúde, do Estado da Bahia, foi aprovada por ampla maioria. 
O Consepe entende que é dever da Instituição de Ensino Superior atuar, neste momento para conter o avenço da Covid-19, mas admite que, qualquer projeto não pode ir de encontro a qualidade do Curso de Medicina da UESC, avaliado entre os melhores do Brasil. A aprovação da proposta foi condicionada a necessidade da adequação Curso para atender a esta demanda emergencial. 
Foi ressaltado, durante a reunião, o papel da responsabilidade social da Universidade, neste momento de pandemia, que dentre, varias medidas, adequou o seu Laboratório de Farmacogenômica e Epidemiologia Molecular (LAFEM) para que possa desenvolver atividades relacionadas ao diagnóstico da (Sars-CoV2). 
A proposta de revalidação dos diplomas dos médicos formados no exterior surgiu em meio às crises sanitária e de saúde pública, geradas pela pandemia do novo coronavírus. Mas, para que seja colocada em prática, só as universidades estaduais (UESC, UNEB, UEFS E UESB) podem validar o processo, como prevê Constituição Estadual, que dá autonomia às universidades para tratar desses assuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário