quarta-feira, 27 de maio de 2020

100% dos leitos de UTI para Covid-19 permanecem ocupados e número de infectados continua crescendo em Ilhéus


Nesta quarta-feira (27), o número de casos da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus continua aumentando nos municípios do sul da Bahia, principalmente em Ilhéus e Itabuna.
EXPLICANDO
Sobre a diferença dos números entre o que informa boletim do estado e do município, o secretario de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, informou que "todo dia recebemos uma lista da Sesab para a validação pela Sesau com os dados confirmados. Unidades de outros municípios acabam lançando no sistema casos de pacientes como se fossem de Ilhéus, mas que na realidade são de outros municípios. Validamos os dados dos pacientes de Ilhéus, e os que não são, nós não validamos e devolvemos a lista com a correção, para que seja feita a atualização pela Sesab. Então, entre o tempo do envio e o recebimento desses dados, a diferença nos números acontece, posteriormente atualizados pelo ente estadual.”
O fato que Ilhéus enfrenta, na ultima semana, a ocupação de 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes vítimas da Covid-19. O município possui 31 leitos de UTI Covid-19, distribuídos pelos hospitais de Ilhéus e Costa do Cacau.
A ocupação em 100% dos leitos de UTI no município está confirmada pela secretaria municipal, que também informou haver 465 casos de Covid-19. Por sua vez, o boletim Epidemiológico nº64, da Secretaria de Saúde da Bahia informa 501 registros da doença em Ilhéus, com 29 mortos.
ITABUNA 
O secretário de Saúde de Itabuna, Uildson Nascimento, também comentou a discrepância dos dados sobre a Covid-19 entre os boletins diários das Secretarias Municipal e  Estadual de Saúde (Sesab).
"Essa situação não está acontecendo só em Itabuna. O estado manda as planilhas para o município conferir e lançam casos que não são da cidade."
Uildson Nascimento diz que a divergência de números pode ocorrer, também, devido à duplicidade de dados. “Esses fatos começaram a ocorrer quando a Sesab credenciou laboratórios particulares para fazerem exames de sorologia e testes rápidos”, observou.
O Boletim da Sesab informa o registro de 788 casos confirmados e 31 mortes em Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário