quarta-feira, 3 de junho de 2020

Em Ilhéus e Itabuna tragédia é festa


A liberdade que os prefeitos ganharam para decidir sobre o isolamento social e liberar o funcionamento de comércios durante a pandemia de coronavírus, após o entendimento dos ministros do Supremo Tribunal Federal pela autonomia dos municípios, é vista com preocupação pelas autoridades sanitárias.
O entendimento da maioria do infectologistas é que as medidas de reabertura da atividade econômica têm sido tomadas nas cidades do interior sem estudo e embasamento cientifico  sobre a capacidade de atendimento na rede pública, que pode colapsar diante da sobrecarga de pacientes.
No caso de  Ilhéus, para  reabertura do comercio a Prefeitura  não leva em consideração ao fato da cidade está na rota da circulação do vírus com 623 casos do novo coronavírus, 31 pacientes em estado grave na UTI e 34 pessoas mortas em pouco menos de 02 meses desde o início da pandemia.
Em Itabuna a situação é muito pior. Mil casos confirmados, 538 aguardam coleta de exames, 168 aguardam resultados e 39 já morrema. Mesmo assim o prefeito anunciar abertura do comércio para segunda-feira (8).

O fato é que o Prefeito transfere o problema e se escora, neste momento de pandemia, na rede estadual de saúde, porque, no caso especifico de Ilhéus, todos os pacientes infectados são levados para os hospitais mantidos ou conveniados com o Governo do Estado, na caso de Itabuna a tragédia é festa.
O Prefeito de Ilhéus e o pessoal do Gabinete de Crise não leva em consideração que os leitos de UTI estão com quase 100% de ocupação, a abertura do comércio eleva o risco no aumento de infectados e consequentemente o colapso do frágil sistema estadual de saúde para essa finalidade.
Não por falta de alerta. Alerta por quem tem competência para fazê-lo.
Segunda-feira(1) logo após o prefeito de Ilhéus,  autorizar a reabertura gradual do comércio na cidade,  o neurofisiologista, cientista e membro do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, Miguel Angelo Nicolelis, afirmou, durante entrevista à Rede Bahia, “que o momento deveria ser de cautela” em Ilhéus, e que o”lockdown” poderia ser utilizado, já que o número de contaminados pelo novo coronavírus continua subindo no município(de Ilhéus), assim como em outras cidades da Bahia, o que indica que não há colaboração e conscientização de parte da população.
O médico/Dr. e pesquisador Miguel Angelo Nicolelis, considerado um dos maiores cientistas da atualidade, afirma que o isolamento social tem se mostrado bastante eficiente.
A Prefeitura de Ilhéus alega que a medida foi tomada com total controle da curva de contaminação da Covid-19 no município, o boletim epidemiológico nº 70 da Sesab apontou, ontem (2), para um aumento de 70 casos da doença em apenas 24 horas. O que dá uma média de aproximadamente três novos casos a cada hora.
Àquela hora, segundo a Secretaria Estadual da Saúde, Ilhéus chegou a 623 contaminados. A Prefeitura de Ilhéus anunciava 569 casos confirmados. A diferença explicada porque os exames são encaminhados para o Laboratório Central (Lacen), que fica em Salvador, cujos resultados ainda não foram encaminhados para Ilhéus, mas já estão nos arquivos da Sesab do Governo da Bahia.
O professor/Dr. Zolacir Trindade de Oliveira Jr. do curso de Física da Universidade Estadual de Santa Cruz , publicou estudo, no Blog do Gusmão “UMAANÁLISE SOBRE OS DADOS DA COVID-19 EM ILHÉUS” e joga por terra  tudo o que foi justificado pela prefeitura  como verdade para reabrir o comércio.
O próprio Secretario de Saúde do Estado  foi a TV Santa Cruz para dizer que o Governo do Estado não concorda e a responsabilidade é exclusiva da prefeitura.
O problema é que as consequências não ficam só para a Prefeitura. Toda população paga, muitas vezes interrompendo trajetória e vidas necessárias pela imprudência, incompetência e ganância eleitoral e econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário