segunda-feira, 1 de junho de 2020

Ilhéus registra a 1ª morte de indígena por Covid-19. Pelo menos 21 índios estão infectados em Olivença



A primeira morte por Covid-19 de um indígena no sul da Bahia foi confirmada. O homem da terra Tupinambá de Olivença, em Ilhéus, morreu no dia 17 de maio, mas a confirmação de que ele tinha sido infectado pela novo coronavírus ocorreu no domingo (31). 
O homem é um idoso de cerca de 80 anos, mas que não teve a idade detalhada. Treze pessoas da mesma aldeia se contaminaram após terem contato com o idoso. De acordo com o Movimento Unido dos Povos Indígenas da Bahia (Mupoíba) e da Associação Nacional Indigenista (Anai), cerca de 21 indígenas da região sul da Bahia estão infectados pelo novo coronavírus. 
Sem saber para onde vai, o secretário de saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, disse que pediu a lista das pessoas que estiveram no enterro do indígena à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), órgão federal responsável pela política de saúde para os povos indígenas. 
Essas pessoas, segundo o secretário, devem ser procuradas para fazer testes de diagnóstico da doença. 
Conforme o secretário, há informações de que um número grande de pessoas participou do ato fúnebre ocorrido na aldeia onde índio tupinambá morava, no distrito de Olivença. "A gente ficou sabendo de que o enterro teve uma concentração excessiva de pessoas, mas só ficamos sabendo depois. Por isso, a gente tá pedindo a lista para testar todo mundo", disse Geraldo Magela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário