quarta-feira, 8 de julho de 2020

Faculdade Madre Thaís destaca qualidade e inovação do curso de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate



No Dia Mundial do Chocolate, o curso de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate da Faculdade Madre Thaís (FMT-Ilhéus) oferece com dicas importantes para lhe ajudar a realizar a melhor escolha de chocolate. 
A maioria das pessoas compra chocolates olhando apenas as informações da parte da frente da embalagem, pois é ali que estão as informações mais importantes: tipo (branco, amargo ou ao leite), sabor (com ou sem recheio), peso e, no caso dos amargos, porcentagem de cacau. Entretanto, a parte de trás, já bem menos “visitada”, contém informações que podem ajudar muito na escolha do seu próximo chocolate. Hoje, Dia Mundial do Chocolate, o curso de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate da Faculdade Madre Thaís oferece com dicas importantes para lhe ajudar a realizar a melhor escolha de chocolate. 
O Sul da Bahia possui hoje cerca de 100 marcas de chocolates premium e realiza o Chocolat Bahia, em Ilhéus, o maior evento do gênero na America Latina, reunindo cerca de 150 expositores. 
Chocolate bom tem poucos ingredientes 
A lista de ingredientes vem em ordem decrescente de quantidade, então espera-se que o cacau seja um dos primeiros da lista, do contrário não é chocolate, é um doce com sabor de chocolate. Chocolate bom precisa no máximo de cinco ingredientes (sem considerar os recheios): pasta de cacau, açúcar, manteiga de cacau, leite em pó (exceto no amargo), emulsificante (lecitina de soja) e baunilha natural. Se tiver só os dois ou três primeiros, melhor ainda (sim, existem chocolates só com cacau e açúcar!). 
A porcentagem de cacau indicada é a soma de pasta de cacau e manteiga de cacau. A manteiga de cacau é uma gordura nobre e cara, por isso muitas vezes parte dela é substituída por outras gorduras que afetam o sabor, a textura e o derretimento do chocolate na boca (vai demorar mais para derreter). O ideal é que o chocolate só tenha a gordura proveniente da manteiga de cacau, portanto repare se a lista de ingredientes indica gordura hidrogenada, manteiga de leite e coisas semelhantes. 
Repare na presença de aromas artificiais. Eles são usados para disfarçar sabor ruim. Cacau bom e bem processado tem sabor bom naturalmente, não precisa de aroma artificial. 
Chocolate de Origem 
Se o fabricante fez questão de indicar a origem do cacau (e geralmente o imprime na frente da embalagem) é por que ele se preocupou em escolher uma matéria-prima especial, não usou qualquer cacau. São os chamados chocolates de origem (pela origem do cacau e não do chocolate) e como cada região tem diferentes características de solo e clima e diferentes variedades de cacau, o sabor dele acaba sendo diferenciado, e consequentemente o do chocolate também. 
Inovação e empreendedorismo 
O curso superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate, da FMT-Ilhéus, foi criado com o objetivo de atender o mercado de trabalho existente, mas principalmente, visando novos nichos de desenvolvimento, e está preparado para realizar análises microbiológicas, bioquímicas, físico-químicas, microscópicas, sensorial, toxicológicas e ambientais de cacau e derivados assim como supervisionar os processos na área de produção de cacau e chocolate. 
Visita técnica à Mars Cacau 
O curso prepara o profissional para coordenar programas de controle de qualidade no processo de produção, beneficiamento e industrialização do cacau e chocolate, gerenciar a manutenção de equipamentos na indústria, desenvolver, implantar e executar processos de otimização de produtos de cacau e derivados bem como desenvolver novos produtos e realizar pesquisa aplicada na área. 
O curso também elabora e executa projetos de viabilidade técnica e econômica, gerencia equipes técnicas na área; além de realizar a adequada disposição dos rejeitos gerados pela produção de cacau e derivados podendo vistoriar, realizar periciar, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação, com ética e responsabilidade socioambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário