sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Pânico e destruição na orla norte de Ilhéus. Na lente do fotografo José Nazal

O mar avançou no bairros da orla na zona norte de Ilhéus causou prejuízos para os moradores. Nos bairros de São Domingos e São Miguel, a maré derrubou muros de contenção e invadiu casas e cabanas.
A força da maré no bairro de São Domingos despedaçou as pedras enormes usadas na contenção, derrubou o muro e a parte de trás do estabelecimento dela.
O Fotografo José Nazal mostra fotografias dos bairros São Miguel e São Domingos, registradas em 20 de dezembro de 2006. “Nessa data já existiam os espigões, colocados em 1998. O projeto foi assinado por Aleixo Belov e a execução foi feita pela empresa Plena Engenharia,” lembra Nazal.
“O projeto previa cinco espigões de 250m cada, a serem construídos um por ano. Como os recursos foram disponibilizados de uma só vez, a orientação do projetista foi para que construíssem um de 250m e quatro de 150m, devendo esses serem ampliados até 250m, ano a ano, após a "engorda" da praia, pela ação das marés, ,segundo me informou Otávio Pimentel, diretor da Plena,” explica. 
Nota-se nas fotos o caminho que existia na orla do Loteamento Barra Norte, no São Miguel e a urbanização da orla do São Domingos. A maré engoliu.
A casa onde o advogado Fernando de Oliveira passou a infância está desabando há dois dias. Os pais dele estavam no local quando as primeiras alterações na estrutura apareceram. 
"Meu pai estava na varanda, tentando arrumar as coisas com um outro rapaz. Foi quando a varanda cedeu e caiu sobre ele. Graças a Deus, não teve um dano muito grave, ele teve alguns cortes na cabeça, levou alguns pontos, mas está bem", disse.
"Dá tristeza ver, mas contra a natureza, ninguém. Se ficarmos procurando culpados, vamos discutir até a eternidade. Agora é achar solução," Lamenta Nazal
Lembra que essa contenção que era forte e bem feita por Paulo Pinto Campos (na área que hoje pertence aos filhos) não suportou a ação do mar. 
José Nazal tem razão e necessário que a sociedade esteja unida em busca de solução. Projetos de engenharia capazes de conter o avenço do mar. Não adiante improvisações com pedras aqui ou ali. É preciso um trabalho de engenharia capaz de diminuir a força da maré alterando as suas correntes. 
"Oxalá as pedras colocadas possam conter e minimizar os danos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário