terça-feira, 6 de outubro de 2020

Alunos de medicina da Uesc retornam ao internato hospitalar no Hospital Regional Costa do Cacau

Os alunos do curso de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) foram recebidos, na manhã de segunda-feira (5), no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) para o retorno ao internato hospitalar. As atividades dessa modalidade de estágio estavam suspensas desde o início da pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19.
A suspensão dos estágios atingiu os estudantes da área de saúde das instituições de ensino superior e aconteceu por questões relacionadas a biossegurança, sendo aplicada em toda a rede da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Com a determinação do secretário Fábio Villas-Boas, o HRCC e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH) se articularam, sob a coordenação da Escola Estadual de Saúde Pública, para garantir o retorno seguro dessas atividades. 
Todo o trâmite de retorno do internato hospitalar atende aos requisitos jurídicos, ao termo de edital da Escola de Saúde Pública da Bahia e também às resoluções da Uesc. O HRCC organizou internamente diversos setores, como o Núcleo de Educação Permanente (NEP), Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), entre outros, para oferecer um ambiente seguro aos estudantes e pacientes. 
Durante o estágio, esses alunos do curso de Medicina das 5ª e 6ª séries atuarão na Emergência, Enfermarias e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com atendimento diário e plantão, sempre sob supervisão de um médico qualificado e especializado em cada um destes setores assistenciais. Cumprirão a disciplina Saúde do Adulto I e II, com 600 horas de teoria e prática, com atividades assistênciais, aulas, discussões de casos, seminários, acompanhados e orientados por médicos do HRCC e professores da Uesc. 
A professora e médica Rosângela Melo, vice-coordenadora do colegiado de Curso de Medicina da Uesc e coordenadora da clínica médica do HRCC, sinalizou que a unidade hospitalar adota as medidas adequadas para a realização do internato hospitalar. “Observamos fluxo de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), controle de procedimentos em biossegurança, paramentação, higienização, enfim, todos os requisitos possíveis que possam garantir o máximo de segurança das atividades”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário