sábado, 31 de outubro de 2020

Refrescando o seu cão, no verão

Os cães refrescam-se através da respiração ofegante, do suor liberado por glândulas presentes nas suas patas, da vasodilatação, e da termorregulação promovida pela pelagem. No entanto, alguns costumes dos tutores podem comprometer o funcionamento correto destes mecanismos. E nós vamos, hoje, comentar sobre alguns deles.
Tatiani V.Harvey
Médica Veterinária 
Doutora em Ciência Animal
(73) 99983-5097 - +1(617) 417 1908
@dra_tatiani_harvey 
Muitos tutores tosam seus cães durante o verão porque acreditam que, com o pelo mais curto, o cão sentirá menos calor. Mas, esta não é uma verdade para todas as raças, ou melhor, para todos os cães. A pelagem do cão funciona como um isolante térmico, permitindo o controle do contato do ar frio e do ar quente com a pele do animal, o que permite manter o cão mais fresco em dias quentes. Diante desta característica, o tutor deve, primeiramente, conhecer a pelagem do seu pet para, então, decidir se a tosa será uma medida eficaz e segura para refrescar o seu cão durante o verão. Do contrário, a tosa pode aumentar o risco de insolação, que pode perpetuar-se pela alteração do processo de crescimento dos pelos. Além disso, esta medida pode aumentar o estresse do animal durante esta época, potencializando os danos causados por doenças que já estejam acometendo o animal. 
Par evitar o desconforto do cão com o calor, cães com pelo duplo não devem ser tosados. A pelagem em duas camadas consiste numa camada densa de pelos curtos sob uma camada superior de pelos longos. Aqueles cães com aspecto mais “fofo”, por exemplo, normalmente têm a dupla camada pilosa. A camada de pelos mais curtos tem a função de proteger o animal contra temperaturas quentes e frias, e a camada de pelos mais longos controla a umidade e a sujeira na pele. Assim, tutores de Spitz, Akita, Husky Siberiano, Golden Retriever, Labrador Retriever, Schnauzer miniatura e de alguns terriers não devem tosar seus cães durante o verão. Mas, atenção! Os tutores que possuem cães sem raça pura precisam ficar atentos ao tipo de pelagem dos seus cães, também. 
Evite usar sapatinhos ou roupinhas no seu pet, especialmente, no verão. Eles não querem ficar bonitinhos, mas sim, confortáveis. Os cães suam, principalmente, pelas patas. Por isso, você não vê o seu pet suar como o fazem as pessoas! O suor, na verdade, desempenha um papel menor no resfriamento do corpo do cão, sendo a respiração ofegante o seu principal mecanismo para resfriar o animal. Há outros tipos de glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo do animal, também. No entanto, estas têm a liberação de feromônios como sua função principal, contribuindo muito pouco com a sudorese. A vasodilatação, que é a expansão dos vasos sanguíneos, ocorre especialmente nos ouvidos e no rosto. Ao se expandirem, os vasos sanguíneos levam o sangue quente para mais perto da superfície da pele, permitindo que o sangue esfrie antes de retornar ao coração, ajudando a regular a temperatura corporal interna do animal. Perceba, então, que ao colocar sapatos e roupas no seu cão, você está dificultando o resfriamento fisiológico dele. E, com certeza, ele estará incomodado e mais estressado com esta situação. Em relação à respiração, quando os cães ofegam, a umidade da língua, das vias nasais e do revestimento dos pulmões evapora, gerando um resfriamento à medida que o ar passa por estas áreas. Assim, quando você observar seu cão com a boca aberta, língua para fora e respirando rapidamente, providencie um lugar sombreado e com água à disposição para ele, pois estes são sinais que demonstram que ele sente calor. 
E quando saber se o seu cão está com insolação ou estresse pelo calor? Primeiro, tenha em mente que a insolação pode ser fatal para o seu pet. Então, é muito importante ficar atento em sinais como: respiração ofegante, forte e frenética, desidratação, vômito, frequência cardíaca irregular ou rápida, temperatura corporal acima de 41 ° Celsius, convulsões, tremores musculares, falta de coordenação motora, inconsciência, excesso de baba, gengivas vermelhas brilhantes. Ao perceber estes sinais, coloque seu animal num ambiente fresco e busque um veterinário, imediatamente. Além disso, para ajudar seu pet você pode molhá-lo com água fria, sempre mantendo a cabeça dele elevada e fora d’água, e tente hidratá-lo. 
Preste atenção no horário do passeio! Leve seu cão para passear no início da manhã ou no fim da tarde. Tenha em mente que, se os seus pés não suportam o calor do asfalto ou da areia da praia, as patas do seu cão também não irão suportá-lo. E quando for brincar com seu cão, não permita que ele caminhe com o brinquedo na boca por um longo tempo. Se ele caminhar com a bola na boca, após um longo tempo de brincadeiras, ele não conseguirá refrescar-se rapidamente. 
Enfim, para o seu cão, no verão, nada melhor que apenas sombra e água fresca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário