quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

“Mineração: Realidades e Resistências” traz propostas de enfrentamento, pesquisas e vivências dos movimentos sociais sobre o problema mineral no Brasil

Com a participação do professor Murilo da Silva Alves, do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz (DCS/Uesc), o livro “Mineração: Realidades e Resistências”, fruto de uma articulação entre o Projeto Brasil Popular (PBP), o Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), o Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (GESPA/UFOP) e o Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Sociabilidade e Saúde (LETSS/UFMG), reúne textos elaborados conjuntamente por pesquisadores das universidades, integrantes dos movimentos populares e pessoas atingidas, que constroem as resistências frente à forma de exploração e expropriação mineral no país.
A publicação debate os danos e desastres causados pelo modelo de mineração implementado no Brasil, propondo alternativas possíveis para a problemática. Além da versão impressa, que será distribuída aos movimentos sociais, assessorias técnicas das pessoas atingidas, pessoas atingidas em territórios minerados, entidades de defesa de Direitos Humanos, bibliotecas públicas, grupos de pesquisa e instituições, o livro poderá ser baixado por qualquer pessoa, gratuitamente, nos sites do PBP e do MAM, em três formatos digitais: PDF, Mobi e ePUB.
Os arquivos podem ser compartilhados por redes de aplicativo de conversa (WhatsApp, Telegram) e demais redes sociais (Facebook, Instagram e sites dos movimentos sociais). O objetivo dessa disponibilidade é contemplar a divulgação de informações na luta por direitos para as comunidades atingidas nos territórios afetados pela mineração, além de compartilhar resistências e promover processos de formação dos movimentos sociais.
“Organizamos este livro para compartilhar e promover o intercâmbio de experiências e informações, com o intuito de fomentar reflexões sobre a importância desse debate na sociedade brasileira. Esperamos, também, que as comunidades possam construir suas próprias propostas de resistência e organização, assim como articular frentes institucionais de enfrentamento aos dilemas nefastos provocados pela atividade extrativa mineral”, explica a equipe de organização do livro, composta por Murilo da Silva Alves, Karine Gonçalves Carneiro, Tatiana Ribeiro de Souza, Charles Trocate e Marcio Zonta.
O projeto conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-PSI/UFMG), da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Ouro Preto (ADUFOP) e do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração (CNDTFM). Publicado pela Expressão Popular, o livro terá lançamento virtual com organizadores e autores no dia 23 de fevereiro, às 19h, nas páginas de Facebook do PBP e do MAM.

Murilo da Silva Alves
Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
Doutorando em Psicologia Social pela UFMG
Contatos: (31) 994513490

Nenhum comentário:

Postar um comentário