quinta-feira, 4 de março de 2021

Os oitenta anos de Irmã Georgina

(Por Renée Albagli Nogueira ** )Dia 04 de março de 2021. A Irmã Georgina completa oitenta anos!
Seria, sem dúvida, um dia de festividades no Instituto Nossa Senhora da Piedade e na cidade de Ilhéus; mas temos consciência de que o momento exige o distanciamento, por causa da calamidade social em que vive toda a humanidade. No entanto, isso não nos furta de festejar a vida dessa grande educadora, que sempre viveu à frente do seu tempo.
Como sabemos, é um desafio imenso educar, por isso devemos, também, estender a homenagem a todos os educadores, na pessoa da Irmã Georgina.
Hoje, vivemos a quarta revolução industrial e, sempre visionária, a Irmã Georgina, como Coordenadora Pedagógica, já incluíra, como atividade extracurricular, aulas de Robótica. Para implantar as Novas Diretizes Curriculares, essa educadora inspirava-se em leituras de Edgar Morin; lia, entre outros livros, Saberes globais e saberes locais, os sete saberes necessários à educação do futuro. Morin defende o pensamento complexo; realizou estudos em várias áreas, destacando-se em Educação, Sociologia, Filosofia (com publicações em Epistemologia) e Antropologia.
Em atividades de extensão, a Irmã Georgina despertou, em muitos jovens, o talento e a vocação artística. Sob a sua orientação, foram encenadas, pelos alunos, peças teatrais, dentre elas, Cidadão Jesus e Obras de Jorge Amado. Essa última encenação, na ocasião dos oitenta anos do escritor, reuniu todos os colégios ursulinos do País.
Ao longo destes cem anos, o Instituto Nossa Senhora da Piedade – INSP formou muitos educadores ilustres que, posteriormente, implantaram novas escolas, a exemplo de Alina Berbet de Carvalho, Dolores Vieira, Cleofa Sá Barreto. No seu quadro docente, figuraram nomes como Soane Nazaré de Andrade, Amilton Ignácio de Castro, Francolino Gonçalves Queiroz Neto; todos esses, professores idealistas que implantaram, com outros educadores, o Ensino Superior na Região Sul da Bahia.
Hoje, o INSP vive uma transição na sua equipe gestora; outros professores, igualmente competentes, dirigem este complexo educacional. Mas, ali permanece Irmã Georgina, com sua luz brilhante, inspirando um projeto educacional eivado de novas metodologias e de uma formação cidadã sólida e rica de valores.
Irmã Georgina nasceu em Salvador, em 4/3/1941.Toda a sua formação foi ursulina; primeiro, no Colégio das Mercês, em Salvador; depois, na Faculdade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro. Fez curso de Especialização em Filosofia, na Universidade de Louvain, na Bélgica; e, em Nova York, no Colégio Ursulino Americano.
No próximo dia 25 de março de 2021, faz cinquenta e três anos de vida religiosa. Seu exemplo de fé religiosa a tornou, quando chegou a Ilhéus, em 1985, Mestra do Noviciado, responsável pela formação de novas religiosas. Ocupou o cargo de Priora e Diretora do INSP, de 1990 a 1999, quando deixou Ilhéus para assumir, por duas gestões, a função de Provincial das Ursulinas do Brasil.
Irmã Georgina sempre foi reconhecida pela sociedade ilheense. Foi homenageada pela Academia de Letras de Ilhéus; recebeu o Leão de Ouro, pelo Lyons Clube de Ilhéus; recebeu, também, a Comenda São Jorge dos Ilhéus e o titulo de Cidadã Ilheense.
Irmã Georgina é, verdadeiramente, uma educadora de excelência e grande exemplo para juventude do País!
**Renée Albagli Nogueira Ex-aluna do Instituto Nossa Senhora da Piedade. Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (1996-2000 e 2000-2004) Presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia(2006-2008), bem como Conselheira do Conselho Estadual de Educação da Bahia (2004-2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário