quinta-feira, 13 de maio de 2021

Professores e ex-alunos da Uesc participam do Festival Pint of Science 2021 nos dias 17, 18 e 19

Professores e ex-alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) participam do Festival Pint of Science 2021. Trata-se de um festival mundial que aproxima a ciência da sociedade ao discutir temas científicos de forma descontraída. O festival acontece anualmente ao longo de três dias consecutivos e, este ano, será realizado nos dias 17, 18 e 19 de maio.
O Festival foi criado no Reino Unido em 2012 e inaugurado no Brasil em 2015, tendo neste ano a participação de 67 cidades, incluindo Ilhéus, de todas as regiões brasileiras. Pelo segundo ano consecutivo, as cidades poderão realizar o Pint of Milk, um evento de divulgação científica exclusivo para as crianças. A transmissão dos eventos acontecerá no canal do Pint of Science Brasil no Youtube, além dos canais das instituições de ensino parceiras. Para saber como assistir, basta acessar a programação no site https://pintofscience.com.br.
"Por conta da pandemia que causa a doença Covid-19, não será realizado o Pint of Science em bares e restaurantes das cidades participantes. O evento acontece anualmente graças ao empenho dos coordenadores e das equipes locais espalhadas por todo o País", explica o coordenador, no Brasil, Luiz Gustavo de Almeida.
Entre os destaques da programação do Pint of Science, a professora Ticiana Grecco Zanon Moura, Assessora de Relações Internacionais da Uesc, destaca a participação de professores e ex-alunos da Uesc na Mesa 2 com abordagem sobre o “Morro de Pernambuco - Por que preservar este ponto turístico de Ilhéus” no dia 17 maio, com a presença da Prof.ª Dr.ª Erminda Couto (Uesc) e o vereador Vinícius Alcântara (PV). Ainda no dia 17, a Mesa 1 “Tem mulher preta na ciência? Tem sim!” contará com a presença ilustres de mulheres cientistas como a Dr.ª Flávia Alessandra de Souza, Dr.ª Flaviana dos Santos Silva, Dr.ª Christiana Andrea Vianna Prudêncio e a estudante de ensino médio e bolsista em IC, Dara de Souza Pereira.
No dia 18, a Mesa 1 vai discutir “Ciência Vs Negacionismo”, um bate papo especial sobre o tema com o cientista e divulgador científico André Bacchi (UFMT) e a Mesa 2 destaca “Cientista: Substantivo de dois gêneros” com as cientistas Dr.ª Liliana Massis (USP), Dr.ª Valeria Borges (Fiocruz – BA) e Dr.ª Juliana Zina (Uesb). Por fim, haverá uma Roda de Conversa – “Empreender é uma ciência ou uma arte?” com 3 cientistas empreendedoras: Sueli Santos Conceição (CEO da Iyá Omi Cosmética Natural), Franciane Marquele de Oliveira (CEO da Eleve Science) e Ekarinny Myrela Brito de Medeiros (Jovem cientista; Voluntária do Programa Ciência para Todos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário