segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Primeiros tecnólogos em Produção de Cacau e Chocolate do Brasil, da Faculdade Madre Thaís já estão empregados

Mesmo antes da conclusão, Os primeiros profissionais do curso superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate, formados pela Faculdade Madre Thaís (FMT), já estavam empregados. A colação de grau ocorreu no dia 10 de setembro, durante solenidade no auditório da Faculdade.
Professores e diretores do curso e da FMT comemoraram o fato de todos os profissionais já estarem empregados no mercado de trabalho local. Isso demonstra a qualidade do curso superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate da FMT, dos professores, laboratórios etc. Todos os egressos estão trabalhando em indústrias moageiras, fábricas de chocolate, centro de pesquisa e em consultoria,” comemora, Isidoro Levigne Gesteira, um dos diretores da Faculdade.
O curso superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate, foi lançado pela Faculdade Madre Thais, é um marco na formação de profissionais. É o primeiro curso de graduação no Brasil para atender ao mercado de trabalho existente com a formação de profissionais capacitados para contribuir no desenvolvimento técnico e socioeconômico das regiões cacaueira da Bahia e outros estados.
Coordenado pela professora Cilene Nascimento Souza, o curso foi estruturado de forma que seus discentes, docentes e egressos possam se envolver nas propostas e problemas da cacauicultura, desenvolvendo, por meio da atuação prática, o espírito crítico-científico que sustenta as soluções alternativas e inovadoras.
O curso forma profissionais qualificados com capacidade de atuação em todas as áreas da cadeia produtiva da Produção de Cacau e Chocolate, assegurando qualidade, produtividade e formas de comercialização. O Tecnólogo em Produção de Cacau e Chocolate está apto para realizar Planejamento, implantação, execução, gerenciamento e avaliação dos processos de produção de cacau e derivados, desde a plantação aos produtos finais.
São mais de 2.620 horas/aula, integralizadas em seis semestres, preparando o profissional para realizar análises microbiológicas, bioquímicas, físico-químicas, microscópicas, sensorial, toxicológicas e ambientais de cacau e derivados; Supervisionar os processos na área de produção de cacau e chocolate; Coordenar programas de controle de qualidade no processo de produção, beneficiamento e industrialização do cacau e chocolate.
Também, estará capacitado para gerenciar a manutenção de equipamentos na indústria, desenvolver, implantar e executar processos de otimização de produtos de cacau e derivados; Desenvolver novos produtos e realizar pesquisa aplicada na área; Elaborar e executar projetos de viabilidade técnica e econômica; Gerenciar equipes técnicas na área. Realizar a disposição dos rejeitos gerados pela produção de cacau e derivados. Também pode vistoriar, periciar, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação, com ética e responsabilidade socioambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário