sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Turma Especial de Doutorado em Modelagem Computacional Uesc-Uerj Começa nesta quarta (15)

A aula inaugural da Turma Especial de Doutorado em Modelagem Computacional na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) projeto de Cooperação Institucional com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) será realizada nesta quarta-feira (15), às 14 horas, no auditório do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (Cepedi), na avenida Professor Milton Santos, em Ilhéus.
A palestra "Ferramentas de Modelagem Computacional no contexto da pandemia de Covid-19” será ministrada pelo Dr. Gustavo Mendes Platt, professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande (campus Santo Antônio da Patrulha), professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Agroindustriais (PPGSPA/FURG/SAP) e membro da Comissão de Pós-Graduação do PPGSPA. As aulas começam quinta-feira (16), na Uesc.
A Uesc em parceria com a Uerj firmou o Projeto de Cooperação de Institucional (PCI-PPGMC-Uerj-Uesc) para oferta de uma Turma de Doutorado Interinstitucional em Modelagem Computacional (antigo Dinter).
O Projeto foi realizado por iniciativa do Programa de Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia da Uesc que já possui colaboração com o Programa de Modelagem Computacional do Instituto Politécnico da Uerj, esta iniciativa contou com o apoio do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas – DCET e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Propp da Uesc.
O projeto de colaboração foi assinado pelo reitor da Uesc, prof. Dr. Alessandro Fernandes de Santana, e o professor Ricardo Lodi, reitor da Uerj em abril de 2021. O projeto é coordenado pelos professores doutores Francisco Bruno Souza Oliveira e Dany Sanchez Dominguez por parte da Uesc e os professores doutores Francisco Duarte Moura Neto e Ivan Napoleão Bastos por parte da Uerj.
O programa de doutorado em Modelagem Computacional da Uerj possui nota 6 na avaliação da área interdisciplinar da Capes (máximo 7) e o projeto de cooperação visa reduzir desigualdades regionais promovendo formação de recursos humanos qualificados fora dos centros regionais, além de incrementar o nível do programa de pós-graduação em Modelagem Computacional da Uesc.

“As parcerias institucionais impulsionam a capacidade de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas universidades. Esta turma de doutorado, além fortalecer programas de pós-graduação existentes faz parte da nossa política de qualificação docente”, comenta o reitor, Professor Dr. Alessandro Fernandes de Santana.

“Esta turma de doutorado interinstitucional é uma ação real de interiorização e colaboração científica entre uma universidade consolidada, como a Uerj, e uma instituição nova em crescente desenvolvimento como a Uesc. Em médio prazo, os frutos colhidos por esta parceria podem auxiliar na captação de recursos e no incremento da pesquisa interdisciplinar em nossa região e possivelmente na oferta de um curso de doutorado em Modelagem Computacional da Uesc”, avalia o coordenador, professor Dr. Francisco Bruno Souza Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário