sábado, 23 de outubro de 2021

Jane Hilda Badaró expõe no Museu da Capitania até 29 de outubro

Iniciada em 21 de setembro de 2021, a Exposição da Primavera “Jardim das Flores”, da artista plástica Jane Hilda Badaró estará em cartaz no Museu da Capitania de Ilhéus até a próxima sexta-feira, dia 29 de outubro. Estão expostos 15 trabalhos, em acrílica sobre tela, com temas florais e também de cacau, visto que a temática regionalista é uma constante em sua obra, além de outros. Portanto, ainda há oportunidade de visitá-la, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas. A entrada no Museu é gratuíta. A programação conta com o apoio do CEPOI- Centro de Estudo e Pesquisa de Olivença e Ilhéus, da Prefeitura Municipal e patrocínio do Berimbau Gourmet Café, Lanchonete e Restaurante.
Com esta mostra Jane Hilda comemora 10 anos de atividade artística. Sua primeira exposição - individual – ocorreu na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus em setembro de 2011, ano que descobriu seu o dom para as artes plásticas, aos 49 anos de idade. Seu currículo revela múltiplos talentos: é advogada, professora concursada da UESC lotada no Departamento de Ciências Jurídicas, Mestre em Direito pela UFPE, teve longo período de atuação na Imprensa local através da Ilhéus Revista onde foi uma das diretoras, e também foi colunista em jornais e revistas de Ilhéus. É poeta com livro publicado, e na juventude integrou o Grupo de Teatro Pedro Mattos. É membro efetivo da Academia de Letras de Ilhéus desde 22 de setembro de 2017, ocupa a cadeira n. 6, e é Secretária Geral do sodalício desde outubro daquele mesmo ano.
No seu currículo artístico constam exposições individuais diversas: na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus, no Museu da Piedade, Espaço Cultural Bataclan, Centro de Convenções de Ilhéus durante Festival Internacional do Cacau e Chocolate, e no Festival Amar amado – comemorativo dos 100 anos de nascimento do escritor Jorge Amado. Participou também do Festival Aleluia Ilhéus, com um stand, na Avenida Soares Lopes. Extramurus, participou de exposições coletivas no Forte de Copacabana no Rio de Janeiro, no Joquei Club e na Casa de Portugal em São Paulo, no Carrousel do Louvre, durante Salão Internacional de Arte Contemporânea em Paris. Também teve telas expostas em Portugal, China, Alemanha, dentre outros.
Conforme Rogério Matos, Diretor do Museu da Capitania de Ilhéus, “o espaço vem acolhendo artistas plásticos ilheenses, à exemplo de Manu Pessoa, Rafael Pita, Gildásio Rodrigues, que já fizeram exposições no Museu. Também realiza exposições fotográficas, como a de Carlos Mascarenhas que ainda está sendo apresentada, e a de José Nazal que em breve será inaugurada. A exposição de Jane Hilda se encerra na próxima sexta feira, e é uma honra tê-la aqui. Trata-se de uma programação imperdível. Nossa agenda se estenderá na alta temporada, entrando por 2020 com excelentes eventos. O Museu da Capitania de Ilhéus funciona no Palácio Paranaguá, um prédio histórico de grande beleza, situado no centro da cidade, onde já funcionou, e ainda funciona alguns setores da Prefeitura Municipal. Além das visitas às exposições temporárias, vale também conferir o acervo permanente do Museu, com rico material da Capitania, da cidade, e da cultura cacaueira da Bahia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário