Para o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o professor/Dr Alessandro Fernandes de Santana “se no passado nós produzíamos e exportávamos o cacau, hoje estamos produzindo e difundindo conhecimento ciência e tecnologia”. A declaração foi dada na solenidade de reabertura da Incubadora de Base Tecnológica (Ineti), no Cepedi (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus), em Ilhéus.
O reitor avalia que a região, especificamente Ilhéus, está vivendo um momento ímpar com a chegada de vários investimentos, incluindo o Porto Sul e a Ferrovia, mas, a ponte Salvador-Itaparica vai encurtar caminhos e abrir perspectivas. Ilhéus e a região sul da Bahia precisam ter a capacidade para se apropriarem dessas possibilidades. Nesse sentido, a Uesc tem produzido habilidades através da Broto Incubadora, do Núcleo de Inovação Tecnológica, das parcerias do Cepedi e da capacidade dos seus pesquisadores, mostrando que a universidade pública e a iniciativa privada podem e devem caminhar na transformação do conhecimento em idéias e resultados.
A Incubadora de Base Tecnológica (Ineti) foi reaberta nesta quarta-feira (13) em solenidade no auditório do Cepedi, situado na Avenida Professor Milton Santos, 597.
Além do reitor e presidente do Conselho de Administração do Cepedi, a solenidade contou com as presenças do diretor Industrial da Daten e presidente do Sindicato das Indústrias de Informática (Sinec), Silvio Comin, representantes da Prefeitura de Ilhéus, do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia Para Inovação Tecnológica – PROFNIT, do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uesc, prof. Alexandre Schiavetti, da coordenadora do Núcleo de Inovação e Tecnologia - NIT, prof.ª Josefina Fontes, dos professores Gesil Amarante II, Sônia Fonseca, Ticiane Moura e Zina Benevides, além de discentes da Uesc e empresários.
Segundo o professor/Dr. Alfredo Dib Abdul-Nour, coordenador da Ineti, “o evento marca, para a sociedade, a possibilidade de transformar uma idéia em negócio, uma vez que terá a incubadora como apoiadora desse processo”.
O empresário e presidente do Sinec, Silvio Comin, lembrou o início do Polo de Informática em 1995 e as dificuldades da época. “Hoje estamos vivendo um momento especial com parcerias estabelecidas, a participação ativa da Universidade visando o desenvolvimento da ciência da pesquisa e possibilitando a captação de investimentos para cidade”.
O professor José Alfredo, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Cepedi, lembrou a implantação do curso de Ciência da Computação, em 1999, quando a expectativa dos estudantes, na época, era a graduação para trabalharem no Sudoeste e Sul do país. Hoje estudantes desse e de outros cursos visam a pós-graduação para trabalhar em empresas nacionais e internacionais, mas sem deixar a sua região de origem e com salários convidativos.
“A Ineti tem perspectiva de se tornar referência de habitat no desenvolvimento de negócios tecnológicos para o mercado que tenham em sua base de atuação a criação de novos produtos, serviços e processos ligados à p&d e inovação oferecendo suporte e acompanhamento aos empreendedores de novos negócios”, concluiu o professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário