quinta-feira, 11 de novembro de 2021

UESC será homenageada pela Academia de Letras de Ilhéus com a comenda Rui Barbosa

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) foi contemplada pela Academia de Letras de Ilhéus, com a Comenda Rui Barbosa. Além da Uesc, também irão receber a honraria a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Fundação Fé e Alegria, em sessão espacial às 19h30min, do dia 19 de novembro de 2021, na sede da Academia, situada na Rua Antônio Lavigne de Lemos.
A Comenda Rui Barbosa, foi instituída pela Portaria nº 01, de 13 de julho de 2021, do presidente da Academia de Letras de Ilhéus - ALI, Pawlo Cidade, com a finalidade de premiar personalidades, órgãos e entidades públicas e privadas, municipais, estaduais e nacionais, que se distinguem por suas relevantes contribuições prestadas à Arte, a Cultura e a Ciência, em Ilhéus, no ano em curso. O distintivo será entregue pelo Presidente da “Casa de Abel”, em sessão pública com esta finalidade. Na oportunidade, a Academia de Letras reabre a sua sede para realização dos trabalhos presenciais.
A insígnia será entregue a Universidade Estadual de Santa Cruz, na pessoa do seu reitor, professor/Dr. Alessandro Fernandes de Santana, na categoria Instituição Pública, pelos excelentes serviços prestados à educação. Situada no município de Ilhéus, na Região Cacaueira, a Uesc está no ranking das melhores universidades brasileiras. Em 1972, resultante da iniciativa da Ceplac, as escolas isoladas (Faculdade de Direito de Ilhéus, Faculdade de Filosofia de Itabuna, e Faculdade de Ciências Econômicas de Itabuna) congregaram-se, formando a Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna - Fespi. A Uesc completa 30 anos como Universidade publica, no dia 5 de dezembro de 2021, com uma intensa programação no campus Professor Soane Nazaré de Andrade.
Para o reitor da Uesc, “a outorga da Comenda Rui Barbosa, pela Academia de Letras de Ilhéus reflete a importância da Universidade para a população em todos os segmentos da Sociedade. A láurea, neste momento em que a Uesc comemora 30 anos como Universidade pública e gratuita é recebida pela comunidade acadêmica com alegria. Reforça e aumenta o esforço de professores, técnicos e discentes para melhorar e aperfeiçoar a nossa participação para fortalecer o tecido social de Ilhéus e de todas as cidades do Sul da Bahia,” afirma o reitor Alessandro Fernandes.
Para a categoria Personalidade das artes, da cultura e da ciência foi escolhida a professora/Dra. Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, atual secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia. A professora Adélia, como é gentilmente conhecida, é formada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Medicina Social, mestrado em Saúde Coletiva e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Também, foi reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz em duas gestões seguidas de 2012 a 2019 .
Na categoria Instituição Social, a coordenadora executiva regional, Josefa Soares dos Santos, receberá a comenda pela Fundação Fé e Alegria do Brasil. Na Bahia, a Fundação Fé e Alegria atua há 30 anos e é sediada no município de Ilhéus. Desde então, se compromete com a promoção social, alinhando suas ações em níveis nacional e internacional da instituição, ofertando, especificamente, no bairro Nossa Senhora das Vitórias, educação formal para 480 estudantes e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para 120 atendidos.
A escolha dos homenageados se deu através de ampla consulta aos acadêmicos, membros da Academia de Letras de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário