quinta-feira, 26 de maio de 2022

Igreja São João Batista celebra Corpus Christi, no dia 16 de junho

A Festa de ‘Corpus Christi’ (expressão latina que significa “Corpo de Cristo”) será celebrada no dia 16 de junho de 2022, na Igreja São João Batista, no Pontal, em Ilhéus. A solenidade vai marcar o retorno da totalidade das atividades presenciais da paróquia, depois do período de isolamento imposto pela pandemia da Covid-19.
Na quinta-feira, 16 de junho, será celebrada Missa solene, às 8 horas da manhã e em seguida haverá uma grande procissão com a presença da Banda da Polícia Militar e um trio elétrico, animado pela banda Lumen Christi. Após a procissão será realizado um festival de caldos quando serão servidos, gratuitamente aos fiéis, vários tipos de caldos, tipo sururu, vaca atolada, bobó, camarão e outros. A informação foi dada pelo pároco, o padre Joelson Dias.
“Na Festa de Corpus Christi deste ano as ruas do Pontal serão decoradas pelos moradores para a passagem da procissão. Teremos toda a riqueza da Liturgia da Palavra e da Eucaristia, além procissão, para celebrarmos publicamente a presença real de Jesus na Eucaristia, ” explica o padre Joelson.
Origem
O sacerdote lembra que “mesmo sendo celebrado em cada Missa, a Igreja Católica criou uma data para que o Corpo de Cristo pudesse ser especialmente lembrado. A justificativa remonta ao século XIII, em Liège, na Bélgica. No ano de 1243, uma freira chamada Juliana teria tido visões nas quais Cristo revelava seu desejo de ver a Eucaristia ser festejada e reconhecida separadamente. Alguns anos mais tarde, em 1264, o papa Urbano IV consagrou a festa para toda a Igreja, com a publicação da bula Transiturus em 8 de setembro de 1264. ”
Nesta data, sempre em uma quinta-feira, em referência à Quinta-Feira Santa, quando aconteceu a última ceia de Jesus com seus apóstolos, os fiéis reproduzem a tradição de fazer procissões pelas ruas, caminhando sobre um colorido tapete confeccionado a partir de materiais diversos: flores, serragem, farinha, folhas, areia. Esse costume chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses.
“A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que no deserto o povo foi alimentado com maná. Com a instituição da eucaristia e consagração, a hóstia se torna o real Corpo de Cristo. Cristo entrega simbolicamente sua vida a Deus e à humanidade. Jesus manda celebrar sua existência comendo o pão e bebendo o vinho (a eucaristia), que se transformam (consubstanciação) em seu Corpo e Sangue, (Jo 6, 55-59) “O que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. ” A celebração da Eucaristia é, assim, a forma de reconhecer que Jesus continua vivo em meio à comunidade cristã”, conclui o padre Joelson Dias.
Várias paróquias e comunidades católicas da diocese de Ilhéus vão realizar a solenidade da Festa de Corpus Christi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário