quinta-feira, 28 de julho de 2022

O exemplo de Altenides Moreau navegando entre a literatura e o serviço à sociedade regional

Em 2019 os ceplaquenos Altenides Caldeira Moreau e Luiz Ferreira da Silva lançavam pela Via Literarum Editora, “Cacau um bem da natureza para proveito do homem”. Era o primeiro de vários outros livros que seriam lançados pelo agrônomo octogenário Moreau. O aposentado, nunca foi a praça para “jogar baralho” sempre esteve com a sua agenda repleta de atividades desde as atividades do Lions até a sua família.
Neste livro, nas suas primeiras páginas, encontramos depoimentos de pessoas que o leram, como o Auditor Fiscal Federal e agricultor Amauri Rodrigues/Escritor Von Steiloff: “Em um país apático diante da realidade da incultura acachapante, dois ceplaqueanos da velha guarda ainda insistem, quem sabe sonhadores, com aquela briosa organização injustiçada. Nas linhas deste livro, os autores insistem em pregar verdades técnicas na tentativa de interromper o sono doentio das autoridades do nosso Brasil tão sofrido. Que o bondoso Deus os proteja na injente tarefa de soerguimento da antiga política benfazeja da cacauicultura brasileira”.
A seguir pioneiro da Ceplac e servidor aposentado do Banco do Brasil, Aloisio Rocha, acrescenta: “ O livro focaliza uma diversidade de assuntos relacionados ao cacau e tentáculos de se ler desde o primeiro capítulo, cuja memória dos ceplaqueanos aguça relembrar os belos tempos vividos durante sua trajetória exitosa profissional. Por que não invocar a poetisa Adélia Prado – “O tempo não passa para a memória; O que a memória ama fica eterno”. E assim, concluo – o tempo não passa, mas o cacau e a Ceplac se eternizam em nossas memórias”.
De fato, a sensibilidade dos autores denuncia a indiferença daqueles que tanto se beneficiaram do cacau. O livro promove uma alerta, aos supostos herdeiros da Terra, para uma mudança de atitude no seu dia a dia, valorizando e aprendendo com a Natureza, que momentaneamente lhes pertence, mas que é uma herança de sucessivas gerações – pais, filhos, netos e descendentes.
Todos os livros estão disponíveis nas livrarias
Em 2020 foi a vez de “Equilíbrio financeiro, para qualidade de vida” É um livro, de sua autoria, que trata das finanças pessoais. Altenides propõe ao leitor ajuizar e refletir sobre o lado financeiro que tem de administrar diariamente, e se preparar para tomar decisões mais adequadas para obter resultados favoráveis para melhor uso dos seus recursos financeiros. Indica algumas mudanças de comportamento nos atos financeiros para manter, em média, os gastos abaixo dos rendimentos evitando as dívidas, especialmente as de consumo. Certamente com reflexos positivos para uma melhor qualidade de vida.
Em meio às agruras do isolamento imposto pela pandemia, em 2021, chega às lojas “Lições da vida ditas em versos” que têm Luiz Ferreira da Silva como parceiro. Nesse livro os autores se valeram de versos rimados, com 5 estrofes, geralmente, tentando explorar uma forma mais simples de se comunicar, como faziam e ainda fazem os natos poetas nordestinos que, com sua literatura de cordel, atingiam público de diversificadas matizes sociais, incluindo os analfabetos. Da mesma forma e com a intenção de expor seus temas numa linguagem simples e rimada, o fizeram em versos, acreditando na força comunicativa da poesia.
Viajando pelo mesmo estilo, este ano foi a vez de Altenides Moreau “Conhecer Países Através De Versos Rimados” disponível para venda nas lojas e on-line. O Livro busca uma forma simples e atrativa de nos comunicar, elaborando versos rimados, com cinco estrofes, rimando a segunda linha com a última da estrofe. O conteúdo das poesias está voltado para a localização geográfica dos países, suas áreas, colonização, independência, economia, população, fatos históricos e políticos, personalidades de destaque, relações com o Brasil e outros aspectos. Temos assim um pequeno estudo, fruto de pesquisa nas diversas fontes de informações disponíveis e na experiência vivida pelo autor.
O autor - Altenides Caldeira Moreau – (1937), é natural de Prado-Bahia, fez o curso primário na Escola Presbiteriana de Prado. Saiu para Salvador onde fez o ginásio e o científico. Diplomou-se em Agronomia pela Escola Agronômica da Bahia, em 1962. Cursou Mestrado em Administração de Sistemas Educacionais, IESAE, /FGV/ RIO DE JANEIRO, 1980). Fez diversos cursos de especialização, sobretudo na área de educação. Foi diretor da EMARC, em Uruçuca; Assessor de Educação da CEPLAC/FESPI, em Ilhéus; Foi Professor e Vice-Diretor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC. Depois de aposentado da CEPLAC, ingressou na UESC como professor. Terminado o vínculo, com aposentadoria em tempo parcial, passou a viajar e escrever artigos jornalísticos do cotidiano, sobretudo relacionados à sua especialidade. É casado com a também engenheira agrônoma Abigail, com quem edificou uma família constituída de 2 filhos (Maurício e Luciana) e 2 netos (Pedro e Laís).

Nenhum comentário:

Postar um comentário