quinta-feira, 14 de julho de 2022

Professora da Uesc apresenta pesquisa na Universidade de Coimbra

Um dos painéis do tema III: “Conhecimento, língua e práticas culturais”, no XXXI Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que se realiza na Universidade de Coimbra, Portugal, foi apresentado pela professora Dra. Ticiana Grecco Zanon Moura, do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz e Assessora de Relações Internacionais da Uesc.
A professora apresentou a pesquisa, de sua autoria, com o tema: "Qual distância, física ou cultural, é mais crucial para o comércio latino-americano?", numa sessão presidida pelo diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, professor Albano Figueiredo.
Para a professora, “quanto maior a distância, maior o custo comercial, é uma premissa amplamente aceita''. Utilizando um referencial fundamentado no modelo teórico gravitacional, o seu estudo buscou avaliar a influência que as distâncias físicas e culturais exercem nas relações comerciais dos países latino-americanos.
A docente explica que “a distância física é avaliada de acordo com o número de quilômetros que separam as capitais mais populosas dos países e se são contíguas. A distância cultural é analisada através dos laços coloniais dos países, e se eles têm a mesma língua oficial ou proximidade linguística”.
Segundo a pesquisa da professora Ticiana, "os resultados confirmam que ambos os tipos de distância têm impacto preponderante no comércio internacional latino-americano, com destaque para o cultural. Vale destacar a influência especial da variável proximidade linguística, uma vez que países que estão linguisticamente próximos podem compreender facilmente o contexto um do outro e estabelecer confiança mais rapidamente”.
“As políticas públicas também são impactadas por esses resultados. Elas revelam a relevância do ensino de línguas, habilidade a ser estimulada na formação empreendedora como forma de compreender o ambiente multicultural e ser culturalmente operante, o que consequentemente aumentará a geração de fluxos de comércio internacional”, conclui a professora Ticiana Moura.
Esta edição, em alinhamento com o contexto da pandemia, o evento, teve como tema “Globalização e saúde” abarcando outros subtemas: Desafios globais contemporâneos, Globalização, tecnologia e saúde e Conhecimento, língua e práticas culturais, que foram discorridos pelos participantes das instituições inscritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário