quinta-feira, 28 de julho de 2022

TSE recebe urnas eleitorais fabricadas em Ilhéus

As urnas eletrônicas estão prontas para as eleições deste ano. O TSE informou que concluiu o processo de fabricação de 225 mil unidades, que vão ser usadas no pleito de outubro. Boa parte delas é fabricada em Ilhéus, na unidade local da Positivo.
O processo de fabricação foi encerrado na última sexta-feira, com a maior produção da história das máquinas, segundo o TSE. O modelo UE2020, produzido pela empresa Positivo Tecnologia, corresponde a 21,6% de todas as mais de 1 milhão de urnas fabricadas desde 1996 até hoje.
A Positivo venceu a licitação para a as novas urnas eletrônicas em julho de 2020. Desde então, o TSE monitorou a produção e a testagem dos modelos em Manaus e Ilhéus. Este modelo tem um processador 18 vezes mais rápido que o da versão anterior e o teclado foi melhorado
As urnas modelo UE2020, além de um novo design, possuem um processador 18 vezes mais rápido que o da versão anterior. O teclado foi aprimorado e a bateria terá duração por toda a vida útil do equipamento.
O terminal do mesário também passou por uma modernização: deixou de ter teclado físico e agora conta com tela sensível ao toque. Assim, enquanto uma pessoa vota, outra poderá ser identificada pelo mesário, o que aumenta o número de eleitores por seção ou diminui eventuais filas.
As novas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2022 contarão com outras duas grandes novidades em termos de acessibilidade, uma voltada para pessoas com deficiência visual e outra para eleitores com deficiência auditiva.
Essa preocupação com a inclusão de todo o eleitorado é constante na Justiça Eleitoral. Assim, desde a criação da urna eletrônica, diversos recursos vêm sendo implementados para que todos tenham a oportunidade de votar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário