quarta-feira, 13 de julho de 2022

Uesc amplia cooperação com a Universidade de La Rochelle, será implantado um programa de mestrado com dupla titulação

Elísio Pinto, vereador da câmara municipal de
Vila Nova de Gaia; Jacinto Jardim, 
Presidente do
Centro de Estudos Globais da UAb e
da Comissão Organizadora do evento e 
o reitor  Alessandro Fernandes
Com o objetivo de ampliar as relações estabelecidas desde 1999, o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes de Santana, e a assessora de Relações Internacionais, professora Ticiana Grecco Zanon, foram recebidos em visita oficial na Universidade de La Rochelle (ULR), na cidade de La Rochelle, França.
A visita à ULR visa dar continuidade à parceria referente aos cursos de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA/Uesc/ULR), uma relação bastante estabelecida, com mais de 50 alunos da Uesc que já participaram do programa de mobilidade ao longo dos anos e expectativa de mais cinco alunos LEA-NI/Uesc estudarem, ainda este ano, na universidade francesa. Também foram feitas tratativas visando a implantação de um programa de mestrado com dupla titulação entre a Uesc e a Universidade de La Rochelle.
“Tratamos ainda da possibilidade da inserção da nossa Universidade como membro associado na aliança transnacional europeia de ensino superior e pesquisa, a Universidade Europeia para a Sustentabilidade Costeira Urbana Inteligente, estabelecida através do EU-Conexus, que abrange o desenvolvimento costeiro sustentável urbano inteligente de um ponto de vista global e possibilita formas de receber professores visitantes da Uesc na ULR, bem como alunos de doutorado sanduíche”, explica o reitor.
Em janeiro de 1999 foi celebrado o primeiro convênio de cooperação internacional da Uesc e, no ano seguinte, um Termo Aditivo cujo objetivo foi a implementação do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA-NI), o apoio para o desenvolvimento de ensino de Português do Brasil na Universidade de La Rochelle e a inclusão de estudantes dos cursos de graduação em Direito, Economia e Administração, além dos alunos do LEA, como prioridade para participar dos programas de intercâmbio.
O professor Alessandro Fernandes ressalta a importância da visita e “a forte cooperação ao longo dos anos entre as duas instituições, e o fato da Universidade de La Rochelle já ter enviado, por duas vezes, comitivas para nossa Universidade. Considero essencial fortalecer essa conexão e avaliar novas formas de parcerias, além de aprofundar as já existentes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário