quarta-feira, 13 de julho de 2022

Uesc aumenta oferta de bolsas no Programa de Alianças para a Educação e Capacitação

O Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC OEA/GCUB) se constitui em uma iniciativa conjunta da Secretaria-Geral da Organização de Estados Americanos (SG/OEA) e do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), tendo em vista a internacionalização da formação pós-graduada de estudantes com nacionalidade e, também, residência nos Estados membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) com exceção do Brasil.
De acordo com a assessora de Relações Internacionais da Universidade Estadual de Santa Cruz (Arint/Uesc), professora Ticiana Zanon, “o objetivo da iniciativa é promover a maior integração das universidades brasileiras na região, incentivando o intercâmbio científico e cultural, melhorando a mobilidade estudantil internacional e apoiando o desenvolvimento humano de indivíduos notáveis nas Américas”.
“A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), visando ampliar o seu ambiente plural, com trocas multiculturais, na qualidade de membro do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), aumentou significativamente a oferta de bolsas em 2022, no PAEC atualmente, o maior programa de bolsas da América Latina em parceria com a OEA (Organização dos Estados Americanos), ” explica a assessora.
Conforme os dados fornecidos pela Arint/Uesc, no ano de 2019 a Universidade disponibilizou 10 bolsas de mestrado e duas de doutorado; em 2020 foram ofertadas outras 10 bolsas de mestrado e três de doutorado. Em consequência da pandemia, o programa não foi operacionalizado em 2021. Porém, neste ano de 2022, a Uesc ofertou 15 bolsas de mestrado e seis de doutorado.
A mesma iniciativa verifica-se com o programa de Formação de Professores de Educação Superior para AL e Caribe (Prolac). Neste, os postulantes são professores de instituições associadas ao Grupo de Cooperação de Universidades Brasileiras (GCUB), Universidades de América Latina y el Caribe (UDUAL), Asociación Colombiana de Universidades (ASCUN), Consejo Superior Universitario Centroamericano (CSUSA) e Asociación Nacional de Universidades e Instituciones de Educación Superior de la República Mexicana (ANUIES).
Em sua primeira adesão ao Prolac a Uesc ofertou 20 vagas de mestrado e quatro vagas de doutorado, destas, três bolsas de mestrado e uma bolsa de doutorado. Os professores Uesc também podem se candidatar a uma vaga ofertada nas demais instituições participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário