segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Pesquisador da Uesc é premiado no Congresso Brasileiro de Virologia

Pesquisadores avaliam a circulação de vírus relacionados ao Distúrbio do Colapso das Colônias
O estudo focado na identificação de vírus em abelhas coordenado pelo Dr. Eric Aguiar, do Laboratório de Bioinformática de Vírus da Universidade Estadual de Santa Cruz, foi premiado como melhor pôster na sessão Virologia Vegetal e de Invertebrados do XXXIII Congresso Brasileiro de Virologia, realizado em Porto Seguro, de 17 a 21 de outubro de 2022.
O estudo coordenado pelo Professor Eric Roberto Guimarães Rocha Aguiar do Departamento de Ciências Biológicas e do Centro de Biotecnologia e Genética - Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) investiga o Viroma Global de Abelhas a partir de dados públicos de sequenciamento de pequenos RNAs depositados em Bancos de Dados de Referência. Nesse trabalho, os pesquisadores estão investigando a presença e circulação de vírus em bibliotecas derivadas de diversas espécies e continentes, totalizando mais de 300 amostras distribuídas em quase 1 Terabyte (1.000 Gigabytes) de dados produzidos pelas análises de Bioinformática.
Esta pesquisa, que também teve a participação do pesquisador Dr. João Trindade Marques e dos estudantes de Doutorado Juliana Armache e João Paulo Pereira de Almeida, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), levou a identificação de pelo menos quatro vírus nunca descritos anteriormente, além de permitir avaliar a circulação de diversos vírus relacionados ao Distúrbio do Colapso das Colônias (DCC), fenômeno que vem dizimando as populações de abelhas ao redor do mundo e que está principalmente associado à circulação de espécies virais patogênicas a estes insetos polinizadores.
Segundo o Prof./Dr. Eric Aguiar, “As abelhas são elementos fundamentais para a segurança alimentar humana e homeostase ambiental, sendo responsáveis pela polinização de mais de 80% de todas as plantas Angiospermas (plantas que produzem flores). Assim, o estudo dos fenômenos que possam acometer esses indivíduos é de grande relevância para a sociedade como um todo”.
Os autores ainda destacam que os achados desse trabalho, após a sua conclusão, serão importantes para se ter um cenário mais fidedigno dos vírus circulando nesses polinizadores tão fundamentais para a nossa segurança alimentar, como é o caso das abelhas.
O Prof. Dr. Eric Aguiar também chama atenção “para o admirável papel da Universidade, Departamento de Ciências Biológicas e Pós-graduações de Genética e Biologia Molecular e Ciências da Saúde que estimularam e proverão recursos para que outros dois pesquisadores e oito discentes pudessem apresentar as suas pesquisas no congresso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário