quinta-feira, 17 de novembro de 2022

9° Seminário Baiano de Solos começa dia 21, na Uesc

O 9° Seminário Baiano de Solos, promovido pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), será realizado no período de 21 a 23 de novembro, no auditório Paulo Souto, no Campus Professor Soane Nazaré de Andrade, em Ilhéus, com o objetivo de consolidar a formalização da Rede Baiana de Ciência do Solo. Na programação, estão incluídas conferências, palestras, mesas redondas e minicursos, que apontam para o tema "Os caminhos para integração da Ciência do Solo da Bahia".
O evento é organizado pelo PET Solos da Uesc, UEFS, UFRB, UFOB, UFBA e IFBaiano, destinado aos discentes dos cursos de graduação de Agronomia e Geografia e profissionais da área.Em 2012, o 1º Programa de Educação Tutorial do Brasil com temática em solos, PET Solos da Universidade Estadual de Santa Cruz, ao perceber a lacuna que se fazia em eventos científicos na área de solos na Bahia, realizou o 1º Seminário Baiano de Solos, com o intuito de promover maior articulação e integração entre os estudantes, professores e pesquisadores da área de Ciência do Solo no estado.
De 2012 a 2019, o PET Solos promoveu seis edições do Seminário, todas sediadas na Uesc, totalizando mais de mil e seiscentas inscrições. Em 2020, em meio à pandemia da COVID-19, o evento foi apadrinhado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Em 2021, foi promovido e organizado mediante parceria entre professores e estudantes da Uesc, UEFS, UFRB e IFBaiano, sob o tema “Tecendo a Ciência do Solo em Rede na Bahia.”
A coordenação destaca que “a cada edição, o Seminário Baiano de Solos (SBS), vem se firmando como um evento técnico científico de grande importância na difusão da Ciência do Solo em nosso estado, por propiciar um espaço de apresentação e diálogos entre estudantes e profissionais que se sentem motivados e comprometidos a propagar a importância do solo para manutenção da vida no nosso planeta.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário