quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Grupo Mulheres do Brasil de Itabuna promove caminhada pelo fim da violência contra Mulheres e Meninas

O Grupo Mulheres do Brasil - Núcleo de Itabuna promove a 5. Edição da Caminhada pelo fim da violência contra Mulheres e Meninas, no próximo dia 3 de dezembro, sábado, a partir das 9h, com a concentração no Jardim do Ó. O ato tem abrangência nacional e acontece em 80 cidades do Brasil e do exterior com o mesmo propósito.
Um problema que atinge mulheres de todo o mundo, há demasiado tempo. A violência exercida contra mulheres e meninas escala a um ritmo preocupante e pode assumir diversas formas e manifestar-se em qualquer lugar. Segundo a ONU Mulheres, 1 em cada 3 mulheres em todo o mundo experienciam violência sexual ou física ao longo da sua vida.
A líder do Comitê de Combate à Violência contra às Mulheres do Núcleo de Itabuna, Andréa Peixoto, explica que ainda é muito crítico o cenário de violência na Bahia, sobretudo em Itabuna. “Precisamos de políticas públicas mais efetivas de proteção à mulher, ações em conjunto com a rede de proteção do município para que dessa forma possamos tirar mulheres do risco de violência. A realidade é triste e assustadora. Não dá mais para fechar os olhos diante da violência contra as mulheres e partir para movimentos que, de fato, hajam proteção e repressão daqueles que praticam o ato. Impunidade é algo que precisa ser combatida”.
A Organização das Nações Unidas (ONU) promove campanhas anuais de ativismo pela eliminação da violência contra mulheres e meninas, e propõe ao Grupo Mulheres do Brasil, com núcleos em todo o país e no exterior, uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para engajamento na prevenção e na eliminação de todas as formas de violência.
A participação do Grupo nesta luta é feita através de campanhas como Orange Day, Agosto Lilás, 21 dias de ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas, que no Brasil se inicia no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e vai até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, e através da realização de uma caminhada que convoca toda a sociedade em várias cidades do Brasil e exterior, promovendo a erradicação da violência contra mulheres e meninas e contra o crime de feminicídio.
Objetivos
A 5ª edição da Caminhada pelo fim da violência contra mulheres e meninas realizada pelo Grupo Mulheres do Brasil tem como objetivo: sensibilizar toda a sociedade ao esclarecer o que é violência, que não é somente a agressão física, e porque é importante reconhecer e denunciar, mudando a opinião pública e derrubando mitos e paradigmas; construir estratégias integradas, unindo esforços com quem já trabalha pelo tema, promovendo a integração de movimentos que lutam pela erradicação da violência contra mulheres e meninas e o poder púbico; e garantir ações de transformação e combate, uma assistência adequada às vítimas de violência, lutando por legislações favoráveis às vítimas e pela recuperação dos agressores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário