domingo, 27 de novembro de 2022

Soro Caseiro: um dos maiores legados da Pastoral da Criança continua salvando milhões de crianças desidratadas ao redor do mundo

Duas medidas de açúcar e uma de sal,
 misturadas em um copo de água
(Pastoral de CriançaDuas medidas de açúcar e uma de sal, misturadas em um copo de água: essa é a receita do soro caseiro. Uma ação simples, de baixo custo e facilmente replicada pelas famílias, que continua salvando milhões de crianças desidratadas ao redor do mundo. O soro caseiro se tornou um dos maiores legados da Pastoral da Criança, que a promove como uma campanha permanente, desde 1983.
Para evitar erros nas quantidades, a Pastoral da Criança utiliza uma colher-medida para o preparo. As colheres para preparar o soro (colher-medida), são distribuídas gratuitamente para as famílias, com crianças e gestantes. Para falar sobre este tema convidamos a Enfermeira Regina Reinaldin, da coordenação nacional da Pastoral da Criança.
 ENTREVISTA com Regina Reinaldin, enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.
Por que a Pastoral da Criança mantém a Campanha do Soro Caseiro de forma permanente desde sua fundação em 1983?
No início da Pastoral da Criança, a desnutrição, a fome e a desidratação eram as principais causas de morte de crianças. Para reverter esse quadro, a Pastoral da Criança adotou o uso do soro caseiro. O soro caseiro, essa receita simples utilizada pela Pastoral da Criança ao longo desses quase 40 anos, trouxe resultados excelentes. Milhares de crianças foram recuperadas da diarreia e da desnutrição através do soro caseiro. O soro caseiro foi considerado pela revista científica Lancet e por muitos estudiosos como o avanço médico mais importante do século vinte. É por isso que a Pastoral mantém a Campanha permanente do soro caseiro, que ainda salva vidas.
O que é e para que serve o soro caseiro?
O soro caseiro é feito com água, sal e açúcar e ajuda a combater a desidratação causada, principalmente, por vômitos e diarreia. Isso acontece porque a composição do soro é semelhante ao líquido que encontramos em nosso corpo. Dessa maneira, o sal e o açúcar funcionam como uma porta de entrada que leva a água e sais para o corpo.
O que é a diarreia e o que ela pode causar na criança?
A diarreia é o aumento no número de vezes que a criança faz cocô, o qual fica mais líquido do que ela está acostumada a fazer e pode vir acompanhada com vômitos. Ela pode ser causada por micróbios que contaminam a água, alimentos, vasilhas, as mãos e as coisas que as pessoas usam para preparar os alimentos. As complicações da diarreia são: desidratação, desnutrição, diarreia de repetição, retardo de peso e estatura e pode até levar à morte.
Quais são os sinais de desidratação na criança?
A desidratação acontece quando a perda de líquidos é muito maior do que o ganho. A criança pode perder líquido pelo suor, urina ou fezes. Por isso, é preciso oferecer bastante água para evitar complicações. A criança está desidratada quando apresenta: os olhos fundos, a boca seca, a criança fica sonolenta e urina pouco e apresenta perda de elasticidade da pele.
Como deve ser preparado o soro caseiro?
O preparo do soro caseiro leva duas medidas de açúcar e uma de sal. Essa é a receita do soro caseiro. A colher-medida do soro caseiro, adotada pela Pastoral da Criança, é plástica, com as medidas exatas de sal e açúcar, que devem ser adicionadas a um copo de 200ml de água limpa.
Como deve ser dado o soro caseiro para a criança?
Os pais ou responsáveis devem oferecer o soro caseiro em pequenas quantidades, usando para isso uma colher ou um copo. E assim, é possível observar os sinais de melhora na criança. A quantidade de soro feita deve ser tomada em, no máximo 24 horas, se for necessário tomar soro por mais tempo, deve-se preparar uma nova quantidade.
Onde as famílias podem encontrar a colher-medida do soro caseiro?
O soro caseiro deve ser bem feito. As medidas de sal e açúcar utilizadas para fazer o soro caseiro precisam estar corretas. Por isso, é preciso usar a colher-medida do soro caseiro que é distribuída gratuitamente para as famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança. Ela também pode ser encontrada nas farmácias.
Quando a criança deve ser levada imediatamente ao médico?
Se o bebê ou a criança vomitam o soro logo após terem tomado, elas não estão repondo o líquido que perderam. Assim, é preciso levá-las ao hospital o mais rápido possível. Para bebês que são alimentados exclusivamente com o leite materno, o uso do soro caseiro não é aconselhado. A indicação, em caso de vômito ou diarreia, é procurar imediatamente o médico.
Além de dar o soro caseiro, o que mais os pais devem fazer para evitar doenças diarreicas, viroses, vômitos e outros?
Ao longo de quase 40 anos as famílias acompanhadas pelos líderes voluntários da Pastoral da Criança receberam e recebem orientações de como preparar o soro em casa, com medidas de sal e açúcar. A Campanha do soro caseiro contou e conta com apoio da sociedade, empresas, governos e meios de comunicação. Os líderes entregam a colher-medida para as famílias poderem preparar o soro caseiro. Também, o hábito de lavar as mãos é muito importante. Ao fazer parte da rotina da família, o hábito de lavar as mãos previne muitas doenças.
Como a Pastoral da Criança orienta as famílias sobre o soro caseiro?
Antes da fundação da Pastoral da Criança era muito alta a taxa de mortalidade infantil devido a doenças como diarreia, desidratação e outras. Quando a Pastoral da Criança começou trabalhar com as famílias, ensinando o soro caseiro, a desidratação foi reduzida drasticamente. A desidratação é um problema grave que pode levar à morte. O leite materno é o recurso ideal para o tratamento da desidratação nos primeiros seis meses de vida da criança. Depois disso, nos casos de desidratação é preciso oferecer o soro caseiro. A receita que salva vidas é muito fácil. Veja só: após lavar bem as mãos, encha um copo com 200 ml de água limpa, filtrada ou fervida, mas fria. E com a colher-medida, coloque no copo uma medida pequena e rasa de sal e duas medidas grandes e rasas de açúcar. Mexa bem até dissolver o sal e o açúcar. E ofereça aos poucos para a criança. Viu como é fácil de fazer o soro caseiro! Por isso, quero pedir aos líderes da Pastoral da Criança que não esqueçam de orientar as famílias sobre como preparar e como oferecer o soro caseiro. E olha só, para que não ocorra problemas na dosagem, a Pastoral da Criança disponibiliza, gratuitamente, a colher-medida do soro caseiro.
Quais são as orientações que vocês, líderes da Pastoral da Criança, dão para as famílias sobre a importância de preparar e oferecer o soro caseiro para as crianças com desidratação?
O soro caseiro não cura a diarreia, mas é um grande aliado na reidratação. A criança está perdendo muito líquido e é muito importante repor esse líquido, até mesmo para uma recuperação mais rápida. O soro caseiro aliado a uma alimentação saudável com o consumo de fibras, de alimentos ricos em ferro, vai fazer com que essa criança fique saudável mais rapidamente e retorne as suas atividades naturais como brincar, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário