sábado, 14 de janeiro de 2023

A Missão da Pastoral da Criança é amor, fé e esperança

A Igreja de Jesus Cristo é chamada a construir a comunidade do povo de Deus em todos os lugares, exercendo ações concretas, participando ativamente, com as “mãos na massa”, na realização do Reino do Pai de todos. Uma comunidade que continue o jeito de ser e de se relacionar do Mestre, portanto uma comunidade solidária e fraterna onde tudo se partilha.
A razão pela qual Jesus veio ao mundo deve estar sempre presente na vida do missionário, da missionária, como realizadores do projeto do Pai: “Eu vim para que tenham a vida e a tenham em abundância”. (Jo 10,10)

ENTREVISTA COM: Maria Lúcia da Silva, da equipe técnica do “Projeto Inovação”, da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

Maria Lúcia da Silva,
da equipe técnica do “Projeto Inovação”,
Qual é a missão da Pastoral da Criança?
A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento integral das crianças à luz da evangélica opção preferencial pelos mais pobres, do ventre materno aos 6 anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, que são fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo assim, para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação. Está lá em João 10,10: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Essa é a verdadeira missão da Pastoral da Criança.
Qual é a meta principal da Pastoral da Criança?

A principal meta da Pastoral da Criança desde a sua fundação em 1983 é diminuir a mortalidade materna e infantil. E hoje, nós lutamos para que todas as crianças tenham as condições necessárias para o seu pleno desenvolvimento. O forte do trabalho da Pastoral da Criança é a solidariedade humana, onde as pessoas se preocupam umas com as outras porque querem construir um mundo melhor para todos. E o que destaca muito forte nessa ação é a presença transformadora do líder na comunidade. A presença transformadora do nosso voluntariado.
Que valores sustentam o trabalho e a missão dos líderes da Pastoral da Criança?

São os valores do Evangelho de Jesus Cristo através de pequenos gestos, por exemplo, através da acolhida, da solidariedade, do cuidado com o outro, da simplicidade, do amor que vem de Deus. E temos também uma forte referência com a ética, com a honestidade, justiça e transparência das nossas ações.
Como podemos resgatar e reforçar aquele primeiro sentimento que deu origem à Pastoral da Criança, a herança deixada pela saudosa Dra. Zilda Arns Neumann, Fundadora da Pastoral da Criança?
Qual é a importância da Pastoral da Criança para os dias de hoje?

É ajudar nas orientações, nas reflexões, em atenção às realidades das pessoas que vivem em situação de pobreza no Brasil e no mundo. É fazer acontecer aqui na terra, hoje, agora, o Projeto de Deus. Ainda há muito que se fazer porque a desigualdade social é muito grande.
E para terminar, deixe uma mensagem para quem se sentiu tocado e gostaria de se tornar um voluntário da Pastoral da Criança.

Nesse momento da missão da Pastoral da Criança que é a missão de servir, a missão de dar continuidade na missão de Jesus Cristo para que todas as crianças tenham vida em abundância, eu deixo o convite para todas as pessoas de boa vontade, para todas as pessoas que desejam se tornar voluntários ou voluntárias que venham conhecer o nosso trabalho e que possam se tornar também líderes voluntários da Pastoral da Criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário