segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Parabéns Ceplac: 66 anos de fundação!

A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) é uma instituição pública de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Criada em 20 de fevereiro de 1957, época em que a economia cacaueira atravessava uma grave crise, teve sua atuação, nos seus primórdios, centrada basicamente no apoio à cacauicultura. Fundada justamente no período de crise da cacauicultora, a Ceplac também enfrentou momentos difíceis.
Atualmente, atua em seis estados do Brasil: Bahia, Espírito Santo, Pará, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso.
Ao longo de sua história, a Ceplac exerceu um papel fundamental para o desenvolvimento da Região Sul da Bahia. Com o excelente quadro de pessoal e com seus recursos materiais, além de desenvolver suas atividades finalísticas de pesquisa, extensão rural e ensino - através das Emarc-Escola Média Agropecuária Regional Ceplac, voltadas para a cacauicultura -, também auxiliou municípios e outras instituições da nossa Região.
Foi a Ceplac, que colocou os primeiros tijolos e os primeiros mestres na Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna – Fespi, que deu origem a atual Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc. Neste sentido, em nome da Uesc, manifesto nossa gratidão eterna para com a Ceplac.
Por fim, acredito que ao completar 66 anos de fundação, faz-se necessário, respeitando a sua autonomia de gestão, uma reflexão séria e crítica, sobre o processo de revitalização e o papel desta importante instituição.
Hoje, importantes instituições estão instaladas no Sul da Bahia, muitas nascidas da da sua mestria e know-how, creio que Caplac, trabalhando em rede possa contribuir para a sustentabilidade social, ambiental e econômica da nossa região, enfim, para o desenvolvimento de forma abrangente.
Sou um dos que acreditam piamente que a Ceplac ainda tem muito para contribuir com nossa região, com nosso Estado e também com o Brasil, desejo-lhe sucesso nessa jornada.
Parabéns e vida longa à CEPLAC!
Campus Soane Nazaré de Andrade 20 de fevereiro de 2023
Alessandro Fernandes de Santana
Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário