sábado, 4 de março de 2023

Uesc inaugura primeira fábrica de chocolates da economia solidária dia 6

Na segunda-feira, dia 6 de março, o município de Ilhéus, no Litoral Sul Baiano, será contemplado com a primeira fábrica de chocolates da economia solidária do Brasil, a ChocoSol. A unidade de produção está situada no Campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), no bairro Salobrinho, com a parceria da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre).
Entre os propósitos da unidade fabril, está o beneficiamento do cacau produzido na região Sul da Bahia. A entrega oficial da primeira produção de chocolates será logo após à solenidade de abertura do Semestre Letivo 2023.1 com a Aula Magna a ser proferida pela Secretaria Estadual de Educação, Adélia Melo Pinheiro. O evento contará com a presença do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães.
O reitor da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana, ressalta a importância da unidade para a população de Ilhéus, Itabuna e o Sul da Bahia, que passa a contar com um equipamento moderno que vai possibilitar o aprendizado e a produção social, fortalecendo e dinamizando a cadeia do chocolate. “A Universidade apoia a economia solidária no território e, através dos seus centros de pesquisa, busca melhorar a qualidade do nosso principal produto agrícola através da pesquisa e da inovação”, afirma Santana.
"A ChocoSol representa um avanço na política pública de economia solidária, no momento em que aponta para o caminho da criação de uma espécie de "arranjo produtivo territorial solidário, pois se constitui em um moderno equipamento disponibilizado para a aprendizagem, pesquisa e produção social a serviço dos empreendimentos solidários da cadeia do chocolate", avalia o superintendente estadual de Economia Solidária da Setre, Wenceslau Júnior.
Além da produção de chocolates, o espaço ofertará também formações e contribuirá para a melhoria de produtos por meio da assistência técnica oferecida pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol), Litoral Sul, também instalado no local, que é parte da política pública do setor fomentada pela Setre. A gestão do equipamento tem a chancela da Associação Beneficente Josué de Castro (ABJC), que já administra o contrato do Cesol Litoral Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário