Cerimônia com a presença do presidente Lula marcará início de obras de lote da Fiol I, em Ilhéus

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  estará presente no lançamento da parte final do primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), em Ilhéus, nesta segunda-feira (3), às 10h. Ele estará acompanhado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT),  ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e o senador Jaques Wagner (PT), entre outras lideranças.
Na visita do presidente a Ilhéus, prefeitos sul-baianos devem aproveitar a ocasião para reivindicar que o projeto do aeroporto internacional do sul da Bahia volte à agenda do governo federal.
Também estarão presentes lideranças globais da mineradora, como Benedikt Sobotka, CEO Global da Grupo Eurasian Resources Group (ERG), organização responsável pelas atividades da empresa no Brasil, Eduardo Ledsham, CEO da Bamin, e Sérgio Leite, CEO de Ferrovia da Bamin.
A Fiol I é a primeira etapa da ferrovia projetada para ligar o litoral baiano à Ferrovia Norte Sul, no Tocantins. As obras foram paralisadas em 2015 com cerca de 75% de conclusão. Em 2021 a mineradora foi a única a dar lança e arrematar a concessão para finalizar as obras e operar o trecho por 30 anos.
Ligando as cidades baianas de Caetité e Ilhéus, a Fiol 1 terá um total de 537 quilômetros de extensão, passando por 19 municípios, com previsão de estar concluída e em operação a partir do ano de 2027.
O Lote 1F, com 127 quilômetros, corta os municípios de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. Este é o trecho que falta para completar a ferrovia até o local onde está sendo construído o Porto Sul, terminal de cargas que faz parte do corredor logístico em construção.
O Consórcio TCR-10, formado pela brasileira Tiisa e pela chinesa CREC-10, será responsável pela execução. O investimento previsto é de cerca de R$ 1,1 bilhão e as obras tem previsão de durar 36 meses.
A Bamin informou que vai investir cerca de R$ 20 bilhões nos projetos que incluem a Mina Pedra de Ferro, em operação na cidade de Caetité; e os projetos de solução logística integrada: Porto Sul, em Ilhéus, e a Fiol 1, que ligará Caetité a Ilhéus. A previsão é de que a ferrovia e o porto estejam prontos em 2027.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os bons cristãos

A Uesc e Itabuna: Compromisso com o Desenvolvimento Regional

Padre Cristo inicia tratamento radioterápico em Campina Grande e renova mensagem de fé e esperança