sábado, 16 de dezembro de 2023

Advento: um antídoto contra o tédio

Philip Kosloski - "O Advento é o tempo da presença e da espera eterna. Precisamente por esta razão é, de modo particular, o tempo da alegria, de um júbilo interiorizado, que nenhum sofrimento pode anular", disse Bento XVI
No mundo de hoje, é relativamente fácil ficar entediado com o momento presente e com a vida em geral. Ao procurar se divertir com a última postagem viral nas redes sociais, é possível afundar-se no tédio da vida que corrói as profundezas da alma. Mas, e se o Advento nos ajudasse a ir contra essa tendência?
O remédio para este tédio, segundo o Papa Bento XVI, é viver na esperança e na expectativa da união final com Deus. Numa homilia do Advento de 2009, o Papa Bento XVI explicou como a espera pode tornar-se “insuportável”:
“Existem modos muito diferentes de esperar. Se o tempo não foi preenchido por um presente dotado de sentido, a espera corre o risco de se tornar insuportável; se se espera algo, mas neste momento não há nada, ou seja se o presente permanece vazio, cada instante que passa parece exageradamente longo, e a expectativa transforma-se num peso demasiado grave, porque o futuro permanece totalmente incerto.
Se a vida não tiver sentido e você apenas navegar pelo telefone sem pensar, na esperança de encontrar algo divertido, isso rapidamente se tornará insuportável. O tédio provavelmente irá invadir você e conquistar seus corações.
Um antídoto para o tédio
Felizmente, o Papa Bento XVI oferece um antídoto para este tédio:
“Ao contrário, quando o tempo é dotado de sentido, e em cada instante compreendemos algo de específico e de válido, então a alegria da espera torna o presente mais precioso.
Queridos irmãos e irmãs, vivamos intensamente o presente, em que já nos são concedidos os dons do Senhor, vivamo-lo projectados para o futuro, um porvir repleto de esperança. Deste modo, o Advento cristão torna-se ocasião para despertar em nós o autêntico sentido da espera, voltando ao coração da nossa fé que é o mistério de Cristo, o Messias esperado durante longos séculos e nascido na pobreza de Belém.”
Enfim, o tempo do Advento pode ajudar a combater a monotonia da existência, porque nos lembra que a vida consiste em esperar com esperança a vinda do Messias. Permite-nos esperar cada vez mais impacientemente pelo Senhor. Sua vida tem um grande significado e propósito, e quando você estiver dominado pelo tédio, lembre-se de que Deus o chama para Si mesmo todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário